Qual é o cheiro de éter?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Uma das mais comuns é éteres o éter dietílico, o qual é utilizado como um anestésico e um fármaco. Éteres são geralmente incolores, líquidos de cheiro doce.

Éter. O composto conhecido como éter, ou éter etílico, já era usado muitos séculos antes da sua eficácia como anestésico ser conhecida. Os seus principais usos medicinais eram o tratamento de infecções pulmonares e do escorbuto - embora o composto também fosse usado como uma droga recreativa.

A substância é irritante para os olhos e tracto respiratório. Em caso de ingestão do líquido, a aspiração para os pulmões pode resultar em pneumonia química. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso central. Isto pode resultar em narcose .

Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...

O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utiizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas.

ESTE PRODUTO SÓ PODERÁ SER COMERCIALIZADO PARA CLIENTES QUE POSSUAM LICENÇA DA POLÍCIA FEDERAL.

O éter mais comum é o etoxietano, conhecido também como éter dietílico, éter etílico, éter sulfúrico ou simplesmente éter. É facilmente encontrado em farmácias e foi obtido, pela primeira vez no século XVI por Valerius Cordus.

Veja o processo de obtenção usado até nos dias atuais: - aquecimento da mistura de álcool etílico com ácido sulfúrico até 140ºC, essa mistura é concentrada na proporção de 5:9, ou seja, a concentração de ácido sulfúrico na mistura é bem maior que de álcool etílico, daí o porquê da denominação de éter sulfúrico.

Clorofórmio e as drogas
O clorofórmio, em razão de sua capacidade anestesiante, é um agente químico utilizado em entorpecentes, como o loló e o lança-perfume.

Krokodil

A droga considerada mais forte do mundo é a Krokodil. A Krokodil surgiu na Sibéria e na Rússia Oriental. Trata-se de uma droga injetável via intravenosa. É uma versão da Heroína com um custo menor.

A mistura mais comum é composta de éter, clorofórmio e cloreto de etila. Muitas vezes, o aroma é adocicado ou perfumado, de modo a atrair mais usuários, sobretudo os mais jovens. Essa mistura é comercializada geralmente em um frasco de alta pressão para ser inalado pela boca e nariz.

Porque ele é capaz de “desligar” as regiões do cérebro que mantêm a pessoa consciente. Graças a essa qualidade, o éter foi um dos primeiros anestésicos a ser usado no final do século passado.

Dentro de uma perspectiva espiritual/religiosa, esse mundo sutil no qual estaria o Éter seria um plano próprio das almas ou seres que não poderiam ser vistos ou detectados, o que popularmente chamamos de fantasmas.

A exposição à vapores de éter etílico durante muito tempo causa embriaguez, levando à inconsciência. Efeitos adverso à saúde humana: - Embora a toxidez do éter etílico seja baixa , se inalado ou em contato com a pele ou olhos causa irritação e queimaduras.

Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus (1515-1544), quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico.

Diferença entre éter e éster
Éter e éster não são a mesma coisa. Enquanto o éster é representado por R — COO — R' e é formado pela reação entre um álcool e um ácido carboxílico, os éteres são representados por R — O — R', caracterizando uma cadeia heterogênea, com presença de oxigênio.

Funções orgânicas: éter
Os ésteres são caracterizados pela presença do grupo funcional: , onde R e R' são radicais orgânicos. Os ésteres são produzidos a partir da reação de um ácido carboxílico com um álcool, pela chamada reação de esterificação.

Os éteres podem ser classificados de três maneiras. Éter simétrico: quando a estrutura do composto tem duas cadeias de carbono iguais. Exemplo: H3C - O - CH3; Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes.

Concebido por Aristóteles (IV sec. a.C.) como uma espécie de matéria-prima sutil, o éter seria o “quinto elemento” que, além de estar na origem dos quatro elementos da natureza, teria gerado os imutáveis e perfeitos corpos celestes.

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

É obtido da hulha e do petróleo. Por dissolver graxas, borracha, cera e outras substâncias congêneres, é muito usada como solvente. Com ele se fabrica anilinas, plásticos, borrachas sintéticas, etc. e até substitui a gasolina nos motores dos carros.