Qual é o chá que é bom para menopausa?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem.

• Vitamina C
Facilmente encontrada em frutas como kiwi, morango, laranja, mamão, melão e tangerina. Ajuda a fortalecer o sistema imune, além de ter benefícios para a pele.

Chá de amora para menopausa e menstruação
O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa. Por exemplo: as ondas de calor, e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas, nas frutas vermelhas.

O chá de amora oferece efeitos quase imediatos, mas que são progressivos e podem demorar mais ou menos ao depender do organismo. A recomendação é que uma xícara de chá de folha de amora seja consumida toda manhã por 21 dias, para que depois haja um intervalo de 7 dias.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

As frutas cítricas - limão, mexerica e laranja - são fontes de vitamina C e ajudam a amenizar o calor. Já as verduras escuras possuem magnésio que ajuda o organismo a relaxar, melhora a irritabilidade e coloca o cálcio para dentro dos ossos.

Chega ao mercado brasileiro, nos próximos meses, o medicamento Duavive, para o tratamento de sintomas vasomotores moderados e graves da menopausa, também conhecidos como ondas de calor ou fogachos. O novo fármaco é uma combinação de dois princípios ativos: estrogênios conjugados e acetato de bazedoxifeno.

Outro problema que passa a ser percebido mais comumente no climatério é a fibromialgia, uma dor muscular generalizada e crônica. Problemas com o sono, cansaço, ansiedade, depressão e alterações de concentração e memória também são relatados pelas pacientes que sofrem da doença.

Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real", afirmou. "Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, um mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura".

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

O que não deve comer na menopausa?

  • Alimento ultraprocessados;
  • Frituras;
  • Carnes vermelhas e processadas;
  • Ingestão de sal (não deve ser superior a 5 g/dia);
  • Carboidratos refinados e alimentos açucarados.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

O consumo de banana é recomendado na menopausa por causa do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que vai ajudar – portanto – nas alterações de humor frequentes do período. Ele também auxilia a regular o sono.

Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, as propriedades das folhas de amora são utilizadas para desintoxicar o organismo, aliviar sintomas da gripe, tratar dores de estômago e muito mais. Entre os nutrientes mais encontrados na amora e nas folhas de amora, o destaque fica para as vitaminas A, B1, B2 e C.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água. Caso queira adicionar a fruta, não existe uma quantidade máxima permitida, mas o ideal é não passar de uma colher de sopa por dia.

-Ajuda na regulação dos hormônios, reduzindo os sintomas da menopausa, como ressecamento, irritação, ansiedade, nervosismo, calores e suores frio. Cada cápsula contém Isoflavona 80mg + Amora 400mg. Tomar 1 cápsula 1 vez ao dia.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. – Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.

É aconselhável preparar e consumir o chá no mesmo dia. O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.