Qual é o chá que é bom para cistite?

Perguntado por: eteixeira5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Esse chá era usado pelos nativos norte-americanos no alívio dos sintomas de cistite.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Tratamento das cistites
Existem várias opções, como bactrim, cefalexina, macrodantina, norfloxacino, ciprofloxacino, enfim. Vários nomes complicados, cada um com um perfil diferente, e por isso é importante a avaliação por um médico para decidir o melhor para cada caso.

Antibióticos
São medicamentos que eliminam os micro-organismos causadores da cistite, impedindo sua multiplicação e diminuindo a infecção gradativamente, até a sua cura. Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

Realizar compressa com bolsa de água quente; Se hidratar constantemente. Mas lembre-se, é importante consultar um médico e realizar o tratamento correto indicado por um profissional, que pode envolver o uso de antibióticos ou quimioterápicos.

  • Antisseptico Vias Urinarias.
  • Cystex 24 Drágeas.

Todos os homens com sintomas sugestivos de cistite devem colher urocultura e iniciar tratamento antibiótico empírico. As melhores opções são: Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por no mínimo 7 dias.

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

A cistite causa dor ao urinar, dor na bexiga, baixo ventre e costas e necessidade de urinar frequentemente.

A cistite intersticial causa dor acima da bexiga, na pélvis ou no baixo-ventre e a necessidade urgente e frequente de urinar, algumas vezes com incontinência.

Por exemplo, os mais comuns são:Cefalexina, Ciprofloxacino, Amoxicilina, Doxiciclina, Sulfametoxazol-trimetoprim; Antiespasmódicos e analgésicos para aliviar os sintomas. Aqui, podem ser recomendados medicamentos como o Buscopan; Antissépticos, que também ajudam a eliminar a bactéria e aliviar os sintomas da cistite.

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias.

“O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Banho de assento com vinagre
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga).