Qual é o céu mais bonito do Brasil?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Caraíva é apontada como a cidade com o céu mais estrelado do Brasil.

E o vencedor foi o Rio de Janeiro, cientificamente reconhecido como tendo o céu mais azul do mundo.

Um dos motivos pra beleza desse lindo céu de Brasília é, simplesmente, o fato de ele ser bem visível. Em grandes cidades, com seus enormes arranha-céus e prédios por todos os cantos, isso é uma raridade.

Você poderá ver melhor a Via Láctea nas áreas mais ao sul do hemisfério. Alguns lugares ideais: Cabo Setentrional (África do Sul); Coquimbo (Chile); Nova Gales do Sul (Austrália) e Porto Alegre (Brasil). Você pode ver a Via Láctea em outras partes do hemisfério sul, mas esses lugares são onde ela é mais visível.

E o vencedor foi: Rio de Janeiro, Brasil, agora cientificamente reconhecido como tendo o céu mais azul do mundo.

Os vulcões altos do arquipélago do Havaí abrigam vários observatórios famosos. Além disso, os montes Mauna Kea e Mauna Loa, ambos com mais de 4 mil metros de altura, estão entre os mais apreciados para a observação de céus estrelados.

Deserto do Atacama possuí o céu mais limpo do mundo, confira algumas fotos.

O deserto te dá essa chance. São 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos de todo o planeta. O solo do deserto de Atacama é muito parecido com as condições encontradas em Marte.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

O grande vencedor, o pôr do sol mais bonito do Brasil é o de Presidente Epitácio, em São Paulo.

São apenas cinco os planetas que podemos enxergar aqui, na Terra, sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Procurá-los no céu exige um pouco de prática, mas o ideal é buscar um local bem escuro.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

O céu laranja e rosa
Assim a luz precisa percorrer um caminho maior, interagindo com mais partículas da atmosfera que permitem a refração de ondas de luz mais longas, como o vermelho. Apesar de estranho, o céu rosa é um fenômeno que também pode indicar que a chuva está chegando.

Localizada no Oeste do Paraná, a 544 quilômetros de Curitiba, Céu Azul é uma cidade conhecida como a Capital do Oxigênio por ter 73% do território ocupado pelo Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural Mundial Unesco -, além de outras áreas de preservação.