Qual é o certo yakissoba ou yakisoba?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Yakissoba ou Yakisoba? A grafia original é Yakisoba com uma letra S, mas aqui no Brasil escreve com dois esses, e a origem do prato é da China.

Lamen (ramen) o tipo verdadeiramente japonês
A diferença do lamen para o yakisoba está principalmente nos componentes, pois o primeiro é mais semelhante a uma sopa, e utiliza um tipo de macarrão diferente com massa mais espessa, além de levar carnes variadas e frutos do mar no molho.

Yakisoba. Não há restrições para o consumo de Yakisoba, mas as grávidas que estão com Diabetes Gestacional devem consumir com menor frequência e em porções menores. Isso porque o macarrão pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

O yakisoba é um prato que pode ser bem nutritivo pela presença de vegetais e legumes que fornecem inúmeras vitaminas e nutrientes, porém, as versões fritas com muito óleo, como acontece na culinária chinesa, podem fazer com que o prato não seja uma opção tão saudável assim.

Yakissoba ou Yakisoba? A grafia original é Yakisoba com uma letra S, mas aqui no Brasil escreve com dois esses, e a origem do prato é da China. Outra curiosidade, você sabia que o macarrão DE foi o primeiro a fabricar o macarrão caseiro tipo Yakissoba no Brasil?

O macarrão “itokonnyaku” é um miojo (macarrão instantâneo) de apenas 10 calorias por porção, e com uma aparência não muito apetitosa.

Isso porque ramem é a forma como esse alimento é pronunciado no Japão. Já aqui no Brasil a forma mais comum de encontrar a sua grafia é lamen, ou lámen. Seja como for, as duas formas estão corretas.

No Brasil é chamada de yakisoba, e em inglês é mais conhecido como chop suey.

Também conhecido como “molho de soja”, esse ingrediente está presente na Ásia há muitos e muitos séculos. O shoyu é, basicamente, obtido pela mistura de soja, cereais torrados (no Brasil utiliza-se principalmente o trigo, o arroz ou o milho), água, sal marinho e agentes de fermentação, como fungos e leveduras.

O nome “lámen” vem do chinês lamian, sendo o macarrão (men). Ele é, portanto, o protagonista do prato. Farinha de trigo, sal e água são os três ingredientes básicos que produzem essa variedade de macarrão. O macarrão é feito de trigo, sal, água e água alcalina (kansui).

Por isso, eles acreditam que essa pose aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e ajuda na digestão dos alimentos, facilitando a captação de nutrientes e vitaminas pelo corpo. Além disso, a posição e os esforços que ela exige podem prevenir a sensação de desconforto abdominal e inchaço.

  • Japão
  • China

Pensa-se que a origem do Yakisoba é da China. Os primeiros vestígios referentes ao prato tem registro entre os séculos 17 e 19. Mas foi somente no século 20, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, que o prato chinês chamado chao men ganhou uma nova versão e se popularizou no Japão.

Assim como qualquer outro alimento, se for consumido em excesso acarretará com absoluta certeza em ganho de peso. A base de produtos é natural e em sua maioria se utilizam de peixes, mesmo assim deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida, uma vez que alguns pratos, como o sushi, podem ser bem calóricos.

Não, você não vai precisar de talheres mesmo se não souber comer com hashi (aqueles palitinhos de segurar a comida). Basta você solicitar ao garçom um adaptador ou hashis com elástico na ponta. Todos os restaurantes, mesmo no Japão, possuem para aqueles clientes que não são familiarizados a comer com hashi.

Opção 1: 1 Porção Yakisoba para 2 pessoas de R$33 por R$29,99.

Pratos quentes
Para os apreciadores de yakisoba e lámen, vinhos elaborados com Malbec ou Merlot são a combinação ideal. Vinhos marcantes, porém não agressivos. Sua tendência frutada provavelmente aumentará com os deliciosos pratos.

Se você é sensível ou alérgico a glúten, trigo ou soja, o molho shoyu é totalmente proibido.

O sauce yakisoba surgiu no Japão a partir da adaptação de um prato chinês chamado chao men, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer ...

Sushi

Sushi. No mundo inteiro, quando se fala ou pensa em comida japonesa, logo vem à mente o sushi. Esse é um dos pratos mais populares da culinária oriental, com origem no antigo método de armazenamento de peixes e arroz cozido durante algumas semanas.