Qual é o certo vim ou vir?

Perguntado por: rmenezes5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Tanto “vim” quanto “vir” são formas verbais existentes na língua portuguesa. “Vim” é uma conjugação no pretérito perfeito do indicativo do verbo “vir”. Está conjugado na 1ª pessoa do singular. “Vir” pode ser a forma no infinitivo do verbo “vir”.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

Significado de Vim
Vim vem do verbo vir. O mesmo que: entendi, voltei, tornei, regressei, acudi, emanei, derivei, surgi, compareci.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Você vai vir cedo?

Pode vir frequentemente é locução usada em contextos em que há duas ou mais pessoas, sendo que uma autoriza a chegada, a movimentação de outro. Pela presença do verbo poder, notamos que há uma relação de autoridade, já que a vinda precisa ser autorizada, liberada por alguém.

Conjugação do verbo: vir

  1. Presente. eu. venho. tu. vens. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. virei. tu. virás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. venha. que tu. venhas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. vier. se tu. vieres. ...
  6. Pessoal. eu. vir. tu. vires. ...
  7. eu. viria. tu. virias. ele/ ela/ você

2) Ora, o futuro do subjuntivo do verbo ver se conjuga do seguinte modo: se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos, se vós virdes, se eles virem. 3) Já o verbo vir, nesse mesmo tempo, apresenta as seguintes formas: se eu vier, se tu vieres, se ele vier, se nós viermos, se vós vierdes, se eles vierem.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Não podemos, em hipótese alguma, confundir TEVE (pretérito perfeito do indicativo do verbo TER) com ESTEVE (do verbo ESTAR): “Ele não TEVE tempo para resolver o problema”; “Conheceu sua mulher quando ele ESTEVE na Bahia”.

O VIM quer dizer Vocabulário Internacional de Metrologia. Quem realiza cálculos e também elabora certificados de calibração deve conhecer esse dicionário metrológico. O VIM é muito importante para conhecer cada termo utilizado para calcular incertezas.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”

Ver: verbo no infinitivo. Vê: verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3.