Qual é o certo Vende-se ou vendo?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.

Como se trata de voz passiva, não devemos dizer vende-se mas vendem-se estas casas, fica mais vincada a ideia de pluralidade, porque temos dois plurais: um está em vendem-se; outro, em casas.

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

1 analisando, investigando, pesquisando, averiguando, verificando, explorando, sondando, indagando, inquirindo, observando, admirando, testemunhando, assistindo, olhando, contemplando, apreciando, fixando, atentando, mirando, fitando, presenciando.

Vejo vem do verbo ver. O mesmo que: assisto, fito, miro, observo, olho, presencio, testemunho, enxergo, avisto.

Vendo: 1 observando, admirando, testemunhando, assistindo, vendo, contemplando, apreciando, fixando, atentando, mirando, fitando, presenciando.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

“Em 'vendem-se casas', o termo 'casas' é o sujeito da oração.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Por exemplo, “alugar” é VTD. Assim, se “alugar” for seguido de SE e se o elemento que vier após ele estiver no plural, a concordância deverá ser feita: Aluga-se máquina de pipoca.

Como o termo "se" é índice de indeterminação do sujeito, a frase correta é: "Precisa-se de alunos competentes.". sujeito oracional, verbo no singular. Sim, pois PRECISAM-SE é verbo transitivo indireto e o se é índice de indeterminaçao do sujeito. O verbo deverá ficar no singular.

As duas formas estas corretas de acordo com a norma ortográfica. A diferença principal entre as formas "Vendo" e "Vende-se" é que o segundo destaca o objeto/carro/produto/imóvel/etc a ser vendido, na posição de sujeito simples e determinado.

O contrário de venda é: 1 aquisição, merca. 2 oferta. 3 aquisição.