Qual é o certo vão ou vam?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais.

“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.

Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.
...
Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação.

INDICATIVOSUBJUNTIVO
PresentePresente
vou vais vai vamos ides vãová vás vá vamos vades vão

Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: "Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE"; "Os alunos VÃO SAIR mais cedo"; "Os dois zagueiros PODEM SER expulsos".

O verbo vir tem o sentido de trazer algo ou alguém de um determinado lugar para o lugar em que estamos, chegar, permanecer. E, quando conjugado no futuro do presente do indicativo, na 3ª pessoa do plural, é virão.

vão é uma conjugação verbal (3a pessoa do plural, no presente do indicativo, do verbo ir)

vãos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular). Assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou, Deve fazer alguns meses que eles não se falam.

* ir - verbo em que os dois presentes e os dois imperativos apresentam a mesma forma para a 1ª pessoa do plural (vamos) e para a 3ª pessoa do plural (vamos). Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão. Pretérito perfeito – fui, foste, foi, fomos, fostes, foram.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes. Indica: a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão.
...
Exemplos com vão (presente do indicativo)

  1. Vocês já vão embora?
  2. Elas vão pelo caminho da pracinha.
  3. Eles vão bem na vida.

adjetivo Sem conteúdo; espaço vazio; vazio, oco. Desprovido de fundamento; que se opõe à realidade: sonho vão.

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Você vai vir cedo?