Qual é o certo renite ou rinite?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.

Além dos espirros constantes, da congestão nasal e da coceira nos olhos, nariz e garganta, a rinite não vem acompanhada de febre e a coriza é transparente, o que a diferencia da sinusite. “O paciente que tem rinite, geralmente, já conhece sua condição e sabe o que provoca sua alergia.

Existem 3 tipos de rinite: – a crônica: a pessoa não se recupera da inflamação, o que faz com que tenha a doença por 3 meses ou mais; – a alérgica: quando há muita poeira, ácaros, pelos de animais ou até mesmo cheiro de tinta; – a aguda: ocorre quando os sintomas duram até 10 dias e muitas vezes é chamada de resfriado.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Irritação no nariz, olhos ou garganta.

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

A rinite não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, diminuindo as crises com o tempo, enquanto que a sinusite pode ser resolvida a partir do tratamento adequado.

A rinite bacteriana é uma doença causada por infeção habitualmente a Pneumococcus, Haemophilus influenza, Streptococcus e Staphylococcus.

A rinite aguda ou infecciosa é aquela inflamação das mucosas do nariz cujos sintomas podem durar de 7 a 10 dias, sendo que essa condição pode ser chamada também de resfriado.

A rinite aguda e a rinite crônica. A aguda pode durar de 7 a 10 dias, e a crônica pode durar mais de 3 meses.

Suco refrescante

  • 1/2 abacaxi.
  • 300ml de suco de laranja.
  • 1 pedaço de gengibre.
  • 15 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto.

Procedimento

  1. Incline a cabeça para um dos lados;
  2. Insira a ponta da garrafa própria para lavagem nasal na narina superior;
  3. Pressione a garrafa para que o soro fisiológico entre na narina e saia pela outra;
  4. Repita o processo do outro lado;
  5. É importante expelir toda a solução salina para evitar irritações ou infecções.

A vacina para rinite é disponibilizada pelas clínicas privadas, devendo ser recomendada pelo médico, que pode indicar a concentração e alérgeno e o tempo de tratamento mais adequado.

A dose recomendada de diproprionato de beclometasona é de 100-400mcg por dia, divididos entre as duas narinas e devendo ser administrados a cada 12 ou 24 horas.

Sim. Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Os maiores agentes causadores dos sintomas da crise de rinite são o pólen, mofo, insetos — como ácaros e baratas —, ou alérgenos de animais — como pelos, penas e saliva —, além da transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.

Quais são os sintomas da rinite alérgica?

  • Espirros seguidos ou em crise.
  • Obstrução nasal.
  • Coriza.
  • Coceira.
  • Lacrimejamento.
  • Olhos vermelhos e inchados.
  • Tosse.

Rinite alérgica: uma causa comum de inflamação na garganta
Essa inflamação pode se espalhar para a garganta por meio do gotejamento pós-nasal, que ocorre quando o excesso de muco produzido pelo nariz escorre pela parte de trás da garganta.

“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.