Qual é o certo remela ou ramela?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Ramela ou Remela é o nome popular dado a secreção branca ou amarelada que se acumula no canto dos olhos. De modo geral, essa secreção é o que sobra da lágrima depois da parte líquida evaporar.

Elas são produzidas pelas glândulas dos olhos de forma constante e são compostas por gordura, água e muco. Esses três componentes se misturam quando piscamos e o excesso deles é empurrado para o canto dos olhos. E é assim que se forma a remela.

Os olhos são lubrificados, protegidos e nutridos pelas lágrimas, que são compostas por gordura, água e muco. Todos esses compostos se misturam quando piscamos e o excesso deles é empurrado para o canto dos olhos, formando a remela: o acúmulo do muco, da camada oleosa e a sujeira acumulada.

A remela geralmente não é motivo de alarme, mas se você notar uma diferença na consistência, cor e quantidade da secreção ocular, isso pode indicar uma infecção ou doença ocular. As condições oculares comuns associadas à secreção ocular anormal incluem: Conjuntivite.

O que fazer: é recomendado realizar a limpeza adequada dos olhos, utilizando soro fisiológico, além de repousar, beber bastante líquidos e ter uma alimentação saudável, pois assim é possível aliviar os sintomas da gripe ou do resfriado, incluindo os sintomas oculares.

Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.

Limpar os olhos
Se a remela for excessiva, molhe uma gaze ou compressa esterilizada com soro fisiológico e passe num olho de cada vez. Se suspeitar de conjuntivite, tenha o cuidado de usar gazes ou compressas diferentes para cada olho.

Em nossos amigos caninos, a remela tem um aspecto diferente, mais espessa e amarelada, e geralmente também se trata apenas de um processo natural. Basta um algodão molhado para limpar os olhos do cachorro e problema resolvido!

Se os olhos começam a produzir lágrimas e remelas de forma excessiva e isso é seguido de outros sintomas, incluindo vista embaçada e pálpebras inchadas, é o momento de procurar ajuda médica.

Acordar com os olhos “grudados” depois de uma noite de sono é um dos sintomas da conjuntivite, uma doença muito comum principalmente nas crianças. A conjuntivite se caracteriza pela inflamação da membrana que reveste o globo ocular e a parte interna da pálpebra, conhecida como conjuntiva.

A remela amarela, sem outros sintomas, é basicamente uma secreção produzida por nossos olhos enquanto dormimos. Portanto, hoje, falaremos sobre olho com remela amarela, para que serve, como é formada e quando ela pode ser um sinal de infecção ocular.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser realizado após uma cirurgia ocular.

A remela é uma condição normal dos olhos, acumulada a noite durante o sono. Isso acontece porque é quando dormirmos que nossos olhos ficam mais relaxados, aumentando, dessa forma, a produção da remela. De acordo com o oftalmologista australiano Robert G.

Portanto, se a vermelhidão vier acompanhada de secreção, lacrimejamento, ardência, fotofobia e/ou coceira, baixa de visão, o ideal é procurar um oftalmologista o quanto antes, pois você pode estar diante de uma inflamação ou infecção ocular.

O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê.