Qual é o certo presidente ou presidenta?

Perguntado por: rgouveia5 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Embora as duas formas sejam corretas para designar mulheres detentoras do cargo, a Secom adota apenas presidente, comum aos dois gêneros.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Significado de Presidenta
substantivo feminino Aquela que foi eleita para a presidência de um país, nação, instituição, ocupando o cargo mais importante dentro de uma hierarquia: Pilar del Rio é a atual presidenta da Fundação Saramago.

Em outras palavras: apenas a partir de 1940 a forma “a presidente” passou a ser aceita por gramáticos e dicionaristas portugueses e brasileiros. Ou seja: a palavra “presidenta“, dicionarizada desde 1812, é mais antiga e tradicional em português que a forma neutra “a presidente“, apenas dicionarizada a partir de 1940.

primeiro-cavalheiro
É importante não confundir "cavalheiro" com "cavaleiro", que é a pessoa que monta a cavalo.

As palavras chefe e chefa existem na língua portuguesa e estão corretas. O feminino de chefe pode ser a chefe ou a chefa. A forma a chefe é a mais tradicional e antiga forma de construção do feminino, sendo considerada a mais correta e socialmente aceita.

Presidente é um substantivo de dois gêneros, sendo usado de igual forma para indicar o gênero masculino e o gênero feminino. A diferenciação é feita pelo uso de um artigo masculino ou de um artigo feminino: o presidente; a presidente.

A palavra membra existe na língua portuguesa, encontrando-se dicionarizada como sendo o feminino de membro. Está também registrada no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Assim, o feminino de membro é membra: Ele é membro da equipe editorial.

Primeira-dama
Refere-se sobretudo à esposa do presidente de um país, mas também se aplica aos casos de governador ou prefeito.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules. Para os chefes dos Poderes usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

Segundo mandato, 2015–2016. Dilma Rousseff sendo empossada para o seu segundo mandato. Em 1º de janeiro de 2015, Dilma foi empossada para o seu segundo mandato na presidência da República.

Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG).

Gênio é um substantivo sobrecomum masculino, apresentando um só gênero para indicar o masculino e o feminino: o gênio. Aquele aluno é um gênio. Aquela aluna é um gênio.