Qual é o certo perca ou perda?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha.

Quais são as frases corretas com perda e perca? Certo: Isto é uma perda de tempo. Errado: Isto é uma perca de tempo.

Não percam esses documentos!

1 extravio, descaminho, sumiço, ausência, desaparecimento, desvio.

Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. É fácil saber porque SEMPRE QUE FOR SUBSTANTIVO, admitirá um ARTIGO, PRONOME OU NUMERAL antes desse termo. Exemplos: a) Espero que não haja a perda de bagagens nesta companhia aérea.

As perdas são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque ou incêndios, por exemplo, sempre há desperdício de dinheiro. Por isso é importante estar sempre atento para evitar perdas.

O luto é o estado emocional em que as pessoas se encontram após a perda de uma pessoa querida. Uma sensação de vazio se instala no peito, como se a vida tivesse perdido um pouco de propósito. Pode levar meses ou até mais de um ano para quem sofreu essa perda volte a se sentir bem.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

1. Não ter mais tempo; desperdiçar o tempo com algo.

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Veja os exemplos com onde e aonde:

  • “A casa onde ela mora é muito longe” fica “A casa em que ela mora é muito longe”.
  • “O local aonde eu fui não tinha internet” fica “O local ao qual eu fui não tinha internet”.

Sim, pode utilizar a forma verbal perca nessa frase, mas também em outras como, por exemplo, «Não perca o avião», «Não perca a calma», «Não perca dinheiro nos negócios», etc. Trata-se do verbo perder no imperativo: perca (você). Cf. Textos Relacionados (ao lado) +.

“Perda”, por sua vez, é um substantivo que indica o ato ou efeito de perder; é sinônimo de “prejuízo”, “privação”. Sendo um substantivo feminino singular (perda), quase sempre vem acompanhado de um artigo, também feminino, que pode ser definido (a) ou indefinido (uma).

substantivo masculino Obstáculo ou dificuldade que aparece no decorrer de algo; contratempo: a falta de dinheiro foi um percalço para o projeto. Incômodo inerente ao trabalho que se realiza, à profissão, ao ofício; transtorno: já enfrentei muitos percalços para continuar nesta empresa.

Significado de Perdeu
Perdeu vem do verbo perder. O mesmo que: esqueceu, desmereceu, sumiu, arruinou, confundiu, desperdiçou, fracassou, desempossou, falhou.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Continuar lendo E uma perda ou perca?