Qual é o certo ouço ou ouso?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

As duas formas são corretas. A variação entre o ditongo oi e ou é frequente na língua portuguesa, tal como nas palavras ouro/oiro, touro/toiro, louça/loiça, entre outras.

Exemplos de uso em frases com Ouço ou Oiço:
Eu ouço canções relaxantes antes de adormecer. Eu oiço o barulho dos pequeninos brincando. Eu ouço o barulho dos pequeninos brincando.

1 aguardo, respeito, acato, aceito, atendo, obedeço, cumpro, sigo, observo, escuto, executo.

1. Perceber pelo ouvido. 2. Sentir (alguma coisa) pelo ouvido.

Indicativo

  1. Presente. euouso. tuousas. eleousa. nósousamos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euousava. tuousavas. eleousava. nósousávamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euousei. tuousaste. eleousou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euousara. tuousaras. eleousara. ...
  5. Futuro do Presente. euousarei. tuousarás. eleousará ...
  6. Futuro do Pretérito. euousaria. tuousarias. eleousaria.

A forma correta é houve. Corresponde à terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo do verbo haver, utilizado com sentido de «existir; acontecer». Ouve é uma forma do verbo ouvir e significa «escutar; prestar atenção».

Oúços é o plural de oúco.

O termo “ouvir” se refere apenas à audição, ou seja, à captação de sons pelo ouvido. Somente “ouvir” algo não significa que a informação foi entendida. Já “escutar” se trata de compreender aquilo que se ouve, obter maior interação com o que é transmitido pelo som e conseguir interpretar tal conteúdo.

1 orelha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Sentido da audição: 2 audição, audiência, auscultação, escuta, oitiva, outiva, percepção.

O contrário de ouvir é: 1 ignorar. 2 desrespeitar, desprezar. 3 humilhar, desestimar, depreciar, despeitar, menoscabar, ofender, preterir, menosprezar, desconsiderar, desacatar, rejeitar, desdenhar, aviltar, rebaixar, querermal.

verbo transitivo direto Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição: ouvir músicas.

Indicativo

  1. Presente. euouço. tuouves. eleouve. nósouvimos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euouvia. tuouvias. eleouvia. nósouvíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euouvi. tuouviste. eleouviu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euouvira. tuouviras. eleouvira. ...
  5. Futuro do Presente. euouvirei. tuouvirás. eleouvirá ...
  6. Futuro do Pretérito. euouviria. tuouvirias. eleouviria.

Por que “saber ouvir” é importante? Ser um bom ouvinte aumenta a capacidade das pessoas de atingirem seus objetivos. Isso se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É preciso apenas saber distinguir a maneira certa de saber ouvir a família, os amigos, os colegas de trabalho e superiores, entre outros.

Indicativo

  1. Presente. euaquieto-o. tuaquieta-lo. eleaquieta-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euaquietava-o. tuaquietava-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euaquietei-o. tuaquietaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euaquietara-o. tuaquietara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euaquietá-lo-ei. tuaquietá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euaquietá-lo-ia. tuaquietá-lo-ias.

Ousado é um adjetivo da língua portuguesa e usado para caracterizar alguém que tem ousadia, que possui inovação ou que é corajoso, valente. A ousadia - o ato de ousar - pode ter uma conotação pejorativa, quando usada para indicar alguém insolente, que não tem respeito ou educação com outras pessoas.

1 coragem, valentia, arrojo, peito, bravura, intrepidez, destemor, valor, ânimo, brio, desassombro, desembaraço, denodo, afoiteza.

Significado de Ousadia
substantivo feminino Qualidade de ousado; que possui valentia ou coragem; audácia: tomava suas decisões com ousadia. [Por Extensão] Falta de prudência, que se realiza sem reflexão; imprudência, temeridade: por andar de bicicleta com ousadia, acabou por se machucar.

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.

2 aconteceu, ocorreu, sucedeu, passou-se, deu-se, realizou-se, foi, desenrolou-se, processou-se, efetuou-se, verificou-se.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Ouço vem do verbo ouvir. O mesmo que: escuto, atendo, considero, inquiro, ausculto.