Qual é o certo Oh ou Ho?

Perguntado por: etavares7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ó é uma interjeição vocativa que indica chamamento ou invocação e oh é uma interjeição exclamativa que indica admiração, espanto, dor, alegria. A interjeição Ó é usada no discurso direto e forma o vocativo juntamente com o nome ou o adjetivo identificativo do nome que invoca.

(Ó) é interjeição vocativa e a segunda (oh) é interjeição exclamativa.

Regras de uso do h
Usa h em inícios de palavras por questões etimológicas. Exemplo: hoje, homem, hábito, homologar herói. 2º Usa-se h nos dígrafos ch, lh, nh. Exemplo: amanhã, chave, cachaça.

"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

Oh, meu amor, isso não se faz. (acompanha interjeições) Veja, meu querido, que lindo lugar. (após o verbo no imperativo)

Pessoa que faz parte da vida de outra socialmente, profissionalmente e que demonstra certo respeito(informal)com a mesma.

1. oh! 2. (para cavalos) olá, atenção!, alto!

Interjeição que designa espanto ou admiração: 1 ah, céus, cruz, nossa, puxa, uai, vixe.

O hólmio, cujo símbolo químico é Ho, é um elemento químico sólido, metálico, macio, maleável, dúctil, estável no ar, pertencente ao grupo dos metais das terras raras (lantanídeos), de cor branco-prateada, que se localiza no grupo 3 e período 6 da Tabela Periódica.

A letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz som. As consoantes são classificadas com relação à função das pregas vocais, às funções da cavidade bucal, ao modo de articulação e ao ponto de articulação.

a) Quando, apesar da etimologia, a sua supressão está inteiramente consagrada pelo uso: erva, em vez de herva; e, portanto, ervaçal, ervanário, ervoso (em contraste com herbáceo, herbanário, herboso, formas de origem erudita);

Professor Pasquale explica que o 'H', quando aparece no início de palavras, é um 'vestígio etimológico' de termos que vêm do latim. Em outros casos, a letra serve para compor os dígrafos 'ch', 'lh' e 'nh', que representam sons específicos.

Escrevemos "homem" com h,ainda que essa letra não represente som algum. vem do latim homine.

Hum é para não haver adulteração no valor! Escreve-se "hum", em vez de "um", nos cheques porque "um" pode ser facilmente transformado em "cem". E não é que escrevia errado.

O “a” é um artigo definido utilizado antes de substantivos e diferente do “há” que indica um tempo passado, esse é utilizado para falar de uma ação futura.

No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.