Qual é o certo muqueca ou moqueca?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

substantivo feminino [Brasil] Guisado de peixe ou de mariscos temperados com azeite-de-dendê e pimenta. [Brasil: Amazonas] Peixe moqueado envolto em folha de bananeira.

A moqueca é um ensopado, geralmente à base de peixe e/ou frutos do mar, temperado com ervas e pimentas. Existem muitas variações que utilizam leite de coco, azeite de dendê, jambu, coentro, urucum, entre outros.

A principal diferença entre as moquecas baiana e capixaba consiste no uso dos ingredientes, uma vez que isso interfere no aroma e no sabor. Para fazer um prato estilo baiano, o uso de condimentos e azeite de dendê é fundamental.

A moqueca, muqueca ou poqueca (do quimbundo mu'keka: 'caldeirada de peixe' ou do tupi opokeka: 'fazer embrulho') é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana.

As duas moquecas são feitas com peixe, que geralmente são o cação, robalo, garoupa ou badejo. Os capixabas também costumam fazer com siri, que é igualmente deliciosa.

A moqueca baiana é um prato típico brasileiro. Comida de uma panela só, ela é prática, colorida e super saborosa.

A origem da moqueca de peixe é um debate até os dias de hoje. Enquanto os baianos juram que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco é oriunda da Bahia, os capixabas ignoram por completo essa história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.

"Moqueca é capixaba, o resto é peixada" é uma frase que já estampou outdoors e folhetos turísticos no Espírito Santo. Uma lei estadual foi feita para não deixar dúvida em relação ao fato de que a moqueca é o prato típico do estado. Outra lei, da cidade de Vitória, estabelece o 30 de setembro como o Dia da Moqueca.

Peixes para moqueca
Por isso, recomenda-se o uso de peixes que sejam mais firmes e que tenham couro, pois assim manterão a consistência durante o cozimento. Alguns dos peixes mais utilizados são robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.

A maior moqueca do mundo, segundo a Prefeitura de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, foi servida no último sábado, 02 de julho de 2022.

Para a saborosa e suculenta moqueca de peixe, uma excelente combinação são os vinhos brancos secos, pouco alcoólicos, de países mais frios como o Chile, a Nova Zelândia e o Uruguai como o produzido por Gabriel Pisano, Progreso Viognier.

capixaba

A moqueca mais famosa do Brasil é a #capixaba e aqui no Tucanos você encontra – Foto de Tucanos Restaurante, São Mateus - Tripadvisor.

Patrícia Merlo: Em relação à moqueca, é válido considerar que, os estudiosos da gastronomia brasileira apontam que sua origem remeteria à peixada, trazida pelos portugueses, na qual os negros acrescentaram os ingredientes habituais da culinária africana, quando aqui chegaram na condição de escravizados.

Enquanto o guia TasteAtlas colocou a moqueca baiana entre os 20 melhores pratos, levando a 19ª posição no ranking, a moqueca capixaba ficou em 92ª. Já a moqueca feita no restante do país ocupa a 31ª posição, com nota 4,5 de 5.

O caruru é um prato de origem africana que chegou ao Brasil com os escravos que desembarcavam por aqui e rapidamente foi incorporada na nossa cultura, sofrendo com o sincretismo e sendo adaptada de várias formas.