Qual é o certo mim ou me?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição. Exemplos: José me ofereceu uma carona.

O termo “mimnão conjuga verbo. Exemplos: “Você trouxe esta sacola para mim?”/ “Para mim, entender os sentimentos era complicado”/ “Ela comprou este vestido para mim”. Já este termo tem a função de sujeito da oração, não de objeto. A palavra “eu” é um pronome pessoal.

A dica é: antes de um verbo que expresse uma ação, o sujeito será o “eu”, não o “mim”, mesmo porque eu faço e não mim faz. Uso correto do “para mim”: Para mim, jogar bola é mais divertido do que jogar videogame.

O mesmo que "da minha parte". Por mim, tudo bem.

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

As duas formas estão corretas.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é dizer ou escrever a frase "para mim fazer". A frase está errada, pois neste caso a expressão assumiu a função de sujeito e vem seguida de um verbo no infinitivo. Dessa forma, o correto seria "para eu fazer".

Resposta verificada por especialistas. Modo correto a se falar é Igual a mim, pois o uso correto do Pronome "Eu" é antes de verbos e o Pronome "mim" não conjuga verbos.

Desse modo, quando usar Mim ou Me, é só lembrar que MIM não conjuga verbo e por isso, deverá estar acompanhado de preposições (a, até, com, contra, de, em, entre, para, por, sem, sob, sobre,), sendo indicado sempre como um objeto indireto.

Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

Sim! Note que há uma vírgula, a expressão 'para mim' está deslocada da ordem direta e esse pronome não funciona como sujeito do verbo 'ler'.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

No entanto, existe a expressão «por mim», que conjuga «no meu caso» com «quanto a mim» no contexto de uma tomada de decisão: «Vai então ao cinema, que eu, por mim, fico em casa»; «por mim, não me importo».

Simplificando, ele responde algo relacionado ao verbo, mas sem a presença de preposição. Como em “Ele me obedece”, ou seja, quem obedece, obedece a alguém (me). Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, por isso sempre será acompanhado de preposição. Como em “Isso foi feito para mim”.