Qual é o certo me desculpe ou me desculpa?

Perguntado por: tmoreira4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Desculpa está conjugado na 2ª pessoa do singular - tu. Desculpe está conjugado na 3ª pessoa do singular - você. Assim, devemos utilizar desculpa quando a frase concorda com o pronome tu e desculpe quando a frase concorda com o pronome você, estando as duas formas corretas.

Desculpas com pronome e preposição
Confira alguns exemplos a seguir: Meu caro, desculpe-me pelo atraso. Desculpe-me por retomar aquele assunto. Não irei desculpá-lo por tanta ingratidão!

Perdão de culpa ou ofensa.

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa". As palavras que devem ser usadas variam de acordo com a situação e a proximidade com a pessoa com quem você pretende se desculpar.

5 Dicas de Como Pedir Desculpas

  1. Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras! ...
  2. Peça desculpas pelo que realmente ocorreu. ...
  3. Avalie o modo de apresentar as desculpas. ...
  4. Comunique o seu arrependimento. ...
  5. Seja verdadeiro ao se desculpar.

Diga que você aprecia o pedido de desculpa.

  1. “Agradeço pelo seu pedido de desculpas.”
  2. “Obrigado por dizer isso.”
  3. “O que você fez me magoou muito, mas significa bastante ler este pedido de desculpa. Obrigado.”

A sílaba tônica de desculpe é (cul).

Exemplos:

  1. Desculpa se incomodo. (forma verbal)
  2. Desculpa o incômodo. (substantivo)

Como pedir desculpas

  1. Escute as razões que deixaram a pessoa magoada.
  2. Não queira ter a razão.
  3. Tome a responsabilidade para si.
  4. Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente.
  5. Explique o que você estava pensando no momento do erro.
  6. Não culpe as circunstâncias.
  7. Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa.

Resposta: perdoem-me! Explicação: é a forma mais formal. Ou senão "ME PERDOE". O perdoem-me se usa no plural de pessoas, e o me perdoe no singular.

O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

Segundo psicanalista, pedir desculpas em excesso pode estar atrelado a conflitos internos acumulados ao longo da vida; saiba mais. Pedir desculpas é um dos hábitos mais comuns do ser humano e, ao praticá-la, estamos demonstrando respeito e afeto com o outro e com nós mesmos.

Confira as ações que contribuem para prevenir erros, como: fazer o follow-up periodicamente, manter o histórico dos contatos e praticar a venda consultiva. Entenda o que não fazer quando precisar pedir desculpas ao cliente: não colocar a culpa nos outros, não dar motivos pessoais e assim por diante.

Peço sinceras desculpas pela forma como agi com você. Perdoe-me! Agora entendo que não sou dona da verdade, mas tudo que fiz foi pensando no seu bem. Por favor, me desculpa pela minha ignorância.

Seja clara ao pedir desculpas.

  1. “Sinto muito mesmo pelo que aconteceu há pouco.”
  2. “Queria pedir desculpas por magoar você.”
  3. “Gostaria de explicar em pessoa, mas por enquanto será apenas por mensagem. Peço perdão, de coração, por ferir seus sentimentos.”

A primeira coisa que você deve fazer é assumir o seu erro.

  1. Seja breve e direto. Evite dar muitas voltas. Envie uma mensagem dizendo algo como: “Sei que você ficou chateada. Mil desculpas!”
  2. Mesmo que o erro não tenha sido totalmente seu, dar o primeiro passo pode ser essencial para que vocês façam logo as pazes.