Qual é o certo masculina ou masculino?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As duas formas – masculino e masculina – existem na Língua Portuguesa quando a classe gramatical é adjetivo. Ou seja, ambas as expressões estão corretas. Masculino, como adjetivo, significa referente ao homem, ao macho; próprio do macho.

Significado de Masculino
adjetivo Relativo aos machos: sexo masculino. [Figurado] Varonil; enérgico. Gramática Diz-se dos substantivos que têm seu gênero gramatical marcado pela possibilidade de serem precedidos pelo artigo o.

As duas formas – masculino e masculina – existem na Língua Portuguesa quando a classe gramatical é adjetivo. Ou seja, ambas as expressões estão corretas.

Dó, significando compaixão, piedade e luto, é um substantivo masculino que tem origem no vocábulo do latim tardio e vulgar 'dolu', relacionado com 'dolor' > dor. A evolução foi a seguinte: 'dolu' > doo > dó. Houve a queda da consoante l entre vogais, a formação de um ditongo e, depois, a contracção das vogais numa só.

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.

Masculinos é o plural de masculino. O mesmo que: machos, másculos, viris.

Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino.

Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra. Consultoria Otacilio Palareti, coordenador de revisão de texto das editoras IBEP e Companhia Editora Nacional.

Flexão de gênero
Quanto ao gênero, os substantivos podem ser classificados em: masculinos e femininos. Temos por regra que todo substantivo masculino é caracterizado pela desinência “o” e o feminino pela desinência “a”. No entanto, nem todos os substantivos masculinos terminam em “o” (líder, telefonema, amor).

A) ANTES DA PALAVRA MASCULINA USA-SE O ARTIGO o OU um . B) ANTES DA PALAVRA FEMININA USA-SE O ARTIGO a OU uma .

Pessoa do sexo masculino: 1 pessoa, indivíduo, sujeito, ser, criatura, gente.

Portanto, uma maneira muito simples de encontrar qual é o gênero de uma palavra é verificar em que desinência ela termina. Se a palavra for terminada em “o”, muito provavelmente trata-se de um termo de gênero masculino. Mas se for uma palavra terminada em “a” as chances são que se trate de um termo de gênero feminino.

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Como falar bem e se expressar melhor?

  1. Aprenda a organizar a sua fala. ...
  2. Priorize informações e argumentos. ...
  3. Dê especial atenção à introdução. ...
  4. Aplique estratégias da oratória persuasiva. ...
  5. Ouça. ...
  6. Dê energia à sua voz. ...
  7. Domine sua linguagem corporal. ...
  8. Faça um treinamento em oratória.

7 hábitos que ajudarão a treinar o português correto diariamente!

  1. Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ...
  2. Tenha sempre um livro à mão. ...
  3. Sempre escreva ao final do dia. ...
  4. Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ...
  5. Revise seus próprios textos. ...
  6. Não dependa do corretor ortográfico. ...
  7. Pense no leitor.

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”.

A palavra que forma um substantivo comum de dois gêneros não possui um gênero específico. Para descobrir qual o gênero a quem esse substantivo se refere, analisa-se os outros termos que formam a frase em questão, mais especificamente o artigo ou o adjetivo.

Quando se fala em gênero das palavras, este termo nos remete aos conhecimentos dos quais dispomos acerca dos fatos linguísticos. Gênero, por sua vez, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino.

Você diria: O ALFACE está bonito ou A ALFACE está bonita? Guarde essa: a palavra ALFACE é feminina. Diga, portanto, que a alface está bonita e barata. Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ.