Qual é o certo gesto ou Jesto?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O modo correto de escrever é com a letra "g", gesto. A palavra "jesto" está incorreta e não existe na língua portuguesa.

Gesto de sentar com as mãos agarrando a cabeça por trás: autoconfiança e superioridade. Gesto para inclinar a cabeça: Interesse. Gesto da palma da mão aberta: Sinceridade, abertura e inocência. Gesto de ficar de pé com as mãos nos quadris: boa disposição para fazer alguma coisa.

Muitas pessoas confundem a correta grafia desta palavra entre gesto e jesto. O modo correto de escrever é com a letra "g", gesto. A palavra "jesto" está incorreta e não existe na língua portuguesa.

Quais são os tipos de gestos?

  • Emblemas;
  • Ilustradores;
  • Manipuladores.

GESTO – do Latim gestus, particípio passado de gerere, usado para descrever “movimento, atitude, gesticulação”. Aliás, esta última é outra derivada. GESTA – não é a mulher do gesto, não. Quer dizer “ato ou feito memorável” também vem de gestus.

A forma correta de escrita da palavra é gesto, com g inicial.
...
A palavra jesto, com j inicial, está errada:

  1. gesto de amor;
  2. gesto de carinho;
  3. gesto de despedida;
  4. gesto de desaprovação;
  5. gesto de indignação;
  6. gesto depreciativo;
  7. gesto obsceno;
  8. ...

Um pequeno bilhete, um abraço acolhedor ou um convite inesperado para o cinema, são formas de demonstrar seu amor sem precisar dizer uma só palavra! Uma das melhores coisas da vida é estar apaixonado! Ter ao seu lado aquela pessoa especial, poder olhar nos seus olhos e dizer as três palavrinhas mágicas: eu te amo!

Não são só gestos físicos que se traduzem em humanidade, ternura e contato, mas também cumplicidade, amor, respeito e amizade. Momentos indescritíveis, mágicos e cheios de uma ternura que contagia através da sensibilidade e da validação emocional.

Carinho é uma manifestação de solidariedade, compaixão, afeto e atenção que é trocada entre os seres vivos, principalmente os mamíferos. Um gesto de carinho não se restringe apenas ao contato físico, como beijos e abraço, mas também a ações mais abrangentes e simbólicas.

Gestos feitos com as mãos e expressões faciais também representam muito na interação com o outro. Sinais corporais bem empregados podem ajudar a criar, de imediato, uma boa rede de conexão. Isso vale para relacionamentos afetivos, simples conversas, passear e até para ter êxito nos negócios.

A forma correta de escrita da palavra é jeito, com j inicial. A palavra geito, com g inicial, está errada. O substantivo masculino jeito indica a maneira, habilidade, capacidade, disposição ou aparência de alguém ou de alguma coisa.

Assim, sinal e gesto foram, portanto, organizados em categorias distintas - sinal era considerado como algo linguístico, enquanto gesto era visto como extralinguístico, ou seja, externo às línguas sinalizadas (Crystal, 2008).

Tem por função expressar sentimentos, emoções e transmitir mensagens, cujos significados são influenciados pelo contexto.

Gesto fálico
"É um dos gestos de insulto mais conhecidos", diz o antropólogo Desmond Morris. "O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém.

Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.

Beijoqueiro , por exemplo ( eu acho ) Espero ter ajudado !