Qual é o certo demais ou de mais?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

O correto é "te amo demais". "Amo" nesse contexto é sim verbo. Já "demais" é um advérbio de intensidade.

Como “demais” é advérbio, não pode intensificar substantivo. Portanto, nessa função, usa-se “de mais”.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso". Ex: Você não tem moral para me dar conselhos. Demais, você prometeu que não falaria mais comigo!

A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso. Mas demais também assume a função de pronome indefinido e significa os outros, os restantes.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Interpreto, assim, que demais é um advérbio com o significado de «excessivamente», «demasiadamente», e que quando se fala em número de objectos, de coisas, ou seja, de substantivos, é que se usa a locução de mais.

O "de" não é de "demais". Demais é um advérbio que significa demasiadamente, em excesso, além da conta. Não parece fazer sentido: "Isso não é nada de em excesso". Já parece fazer sentido: "Isso não é nada de mais".

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.

Sinônimo de demais

  • De forma excessiva e intensa: 1 muito, bastante, excessivamente, demasiadamente, intensamente, descomedidamente, exageradamente, deveras, sobremaneira, sobremodo, assaz. ...
  • Em excesso: 2 em excesso, em demasia, em exagero, além da conta, além da medida. ...
  • Além desse fato: ...
  • No plural - os outros:

1 pouco, menos, sem.