Qual é o certo cural ou curau?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

substantivo masculino Papa de milho verde cozido com leite e açúcar, polvilhado com canela.

canjica

Chamado de canjica em estados do Nordeste, o curau é um prato de origem afro-brasileira que faz muito sucesso nas festas de São João.

O de cima conheço como Curau, porém em alguns lugares chamam de Mugunzá.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Significado de Curau
substantivo masculino Papa de milho verde cozido com leite e açúcar, polvilhado com canela.

Na região Nordeste do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de cural e papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.

É um prato típico das Festas Juninas. Na região Nordeste do Brasil o prato é conhecido como canjica, enquanto nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro é denominado sobretudo de curau e Mingau de milho verde, já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.

O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.

O curau é um doce típico de festa junina, mas em algumas cidades faz parte do cardápio cotidiano. Em São Paulo e no interior, por exemplo, o curau é muito popular desde o início do século XIX, segundo afirma o grande estudioso da cultura brasileira Luís da Câmara Cascudo.

Qual a diferença entre Pamonha e Curau? A diferença está no preparo: o Curau tem a textura semelhante a de um mingau e é doce; já a Pamonha pode ser salgada ou doce e tem a textura mais firme.

A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.

Nos estados do nordeste, canjica é o nome pelo qual se conhece o famoso creme de milho verde adoçado e “temperado” com canela em pó. Por aqui, conhecemos mais por mingau ou até mesmo curau.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

Mungunzá
Literalmente "milho cozido" em kimbundu, idioma falado em Angola, o mungunzá é conhecido em várias outras partes do Brasil apenas como "canjica" ou como "canjica branca" e se popularizou entre opções de comida de festa junina.

Mensal é um adjetivo, por isso deve concordar com o substantivo a que refere.

A pronúncia do L
Entretanto, ao contrário do O, o L assume a sonoridade do U no final de todas as sílabas em que está presente. Ou seja, ele não tem esse comportamento apenas quando acontece de vir como a última letra em uma palavra. Por causa disso, L tem som de U em “calma” e também na palavra “salmo”.

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

currais | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Currais - Dicio, Dicionário Online de Português.

min·gau gau. 2. [Brasil] Qualquer substância de consistência pastosa (ex.: mingau de aveia).

Curau de milho verde: sobremesa cremosa feita de milho, leite, açúcar, manteiga e canela. Brazilian corn pudding: creamy dessert made with corn, milk, sugar, butter and cinnamon.