Qual é o certo contigo ou com tigo?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Errado: Ele veio com tigo hoje? Correto: Ele veio contigo hoje? convosco. Sempre junto.

São eles: me, mim, comigo (1.ª pessoa do singular) te, ti, contigo (2.ª pessoa do singular)

1 em sua companhia, ao seu lado, com você.

1. Cntg. É uma abreviação de "contigo".

Rigorosamente, consigo só poderia ser "com si mesmo". Assim sendo, falar "consigo mesmo" seria redundante, uma espécie de pleonasmo, mas não pode ser considerado um erro. O uso dos pronomes "mesmo" e "próprio" caracteriza, portanto, um reforço.

Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.

No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

A forma correta de escrita da palavra é consigo. A palavra com sigo está errada. Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si.

Nos exemplos indicados pelo consulente, as expressões para comigo, para com ele, para mim, para com os seus pares desempenham a função de complemento de referência, uma vez que se estabelece uma relação ou referência com alguém.

Significado de cntg: É uma abreviação de "contigo".

Quer tc? Perguntar se alguém quer “tc” significa convidar essa pessoa para “teclar”, ou seja, conversar online. A expressão, que se popularizou em salas de bate-papo na Internet, era muitas vezes usada como sinal de flerte online.

FR significa for real, uma expressão muito usada na fala.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

3. Tipos de pronomes

  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

2 a mulher, a senhora, a dona, a dama, a moça, a menina, a jovem, a garota, a cidadã, a pessoa. Exemplo: Quem é ela?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.