Qual é o certo compadre ou cumpadre?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A forma correta de escrita da palavra é compadre, com o na primeira sílaba: com-pa-dre. A palavra cumpadre, com u, está errada. O substantivo masculino compadre é usado, principalmente, para referir a relação do padrinho e do pai de uma pessoa.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocompadrecompadres
Femininocomadrecomadres

Geralmente, se chama de compadre.

com·pa·dre dre. 1. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos. 3.

O que é Enteado:
Em suma, um entendo é o filho da madrasta ou do padrasto. De acordo com a lei - artigo nº 1.595 do Código Civil - os afilhados são considerados parentes por afinidade do cônjuge ou companheiro(a) do seu pai / mãe biológico.

A forma correta de escrita da palavra é comadre, com o na primeira sílaba: co-ma-dre. A palavra cumadre, com u, está errada. O substantivo feminino comadre é usado, principalmente, para referir a relação da madrinha e da mãe de uma pessoa.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Etimologia (origem da palavra compadre). A palavra compadre deriva do latim "compater,tris", com o sentido de ter uma relação estabelecida pela paternidade.

compadre {masculino}
buddy {subst.} pal {subst.}

padrinho (nome masculino) -

Agradeço por te ter na minha vida e por contar com seus conselhos, sua ajuda, seu carinho para com meus filhos e sua amizade. Comadre, nunca se esqueça o quanto você é tão importante para mim que nos tornamos família! Comadre, você me faz tão bem.

1) Com balão. Você pode colocar uma fitinha de papel dentro de um balão com os dizeres: “aceita ser meu padrinho/madrinha?”. Faça uma papelaria linda pedindo para que eles encham o balão e depois o estourem!

O convite aos padrinhos deve ser pessoal e preferencialmente especial. Então prepare-se para oferecer um jantar para cada pessoa ou para cada casal – nada de juntar vários padrinhos e fazer um anúncio público. Você pode também ligar e falar que quer fazer uma visita para a pessoa, sem mencionar o motivo.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Popularmente no Brasil, as madrinhas de batismo também são conhecidas pela forma diminutiva de "dinda".

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

Apadrinhar é contribuir para uma cultura de generosidade
Em Isaías 58.7, o povo de Deus é convocado a praticar o verdadeiro jejum: “partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo”.

Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)…. requer dedicação e tempo.

Toalhinhas bordadas com o nome do bebê, acessórios com pingentes personalizados, porta-retratos com a sua foto e a do seu afilhado também são opções ótimas para presentear o pequeno.