Qual é o certo comadre ou comadre?

Perguntado por: icunha5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

A forma correta de escrita da palavra é comadre, com o na primeira sílaba: co-ma-dre. A palavra cumadre, com u, está errada. O substantivo feminino comadre é usado, principalmente, para referir a relação da madrinha e da mãe de uma pessoa.

Compadre e comadre
O feminino da palavra compadre é comadre: O padrinho da minha filha é meu compadre. A madrinha da minha filha é minha comadre.

compadre s.m. Padrinho de alguém em relação aos seus pais; os pais de quem foi batizado em relação à pessoa que o batizou. P. ext.... comadre s.f. Madrinha do filho(a); mãe do afilhado(a); aquela que é madrinha de alguém em relação aos pais dessa pessoa.

S.F. ou ADJ. Pessoa que baba muito. No popular, diz-se da pessoa que está apaixonada por alguém ou que observa descaradamente quando alguém muito bonito passa.

5 sinônimos de compadre para 2 sentidos da palavra compadre: 1 amigo, companheiro, colega. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 papagaio, urinol.

Pode ser uma única dama ou mais, a noiva é quem decide. Outro termo bastante utilizado é bridesmaids, que se refere às madrinhas do casamento. O termo original para damas de honra é “demoiselle”.

Geralmente, se chama de compadre.

Dinda, pelo que observei, é uma forma carinhosa de chamar a madrinha. A origem de uso desta palavra parece-me que é o Nordeste.

O compadre de um indivíduo é o padrinho de seu filho. Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

Significado de Afilhado
[Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

Significado da Palavra Compadre
Feminino da Palavra Compadre – Comadre.

rainha

Feminino: rainha. Plural: reis. Origem etimológica:latim rex, regis. Feminino: rainha.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocompadrecompadres
Femininocomadrecomadres

Tia era, até então, para as crianças a irmã de um dos pais que, em geral, estabelecia uma relação de muito afeto e mimo com os sobrinhos e, às vezes, até cumplicidade.