Qual é o certo citou ou sitou?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Citou vem do verbo citar. O mesmo que: referiu, reportou, mencionou, emprazou.

Significado de Situou
O mesmo que: pôs, encurralou, colocou.

Que foi mencionado ou transcrito. 2. Jur. Diz-se de quem recebeu citação para comparecer em juízo.

Significado de Cito
[Gramática] Ação de citar, de mencionar, de referir; indico, refiro, menciono.

CITO - vem de citare e significa ação de mencionar, de referir, citação. Exemplo: CITO o exemplo de Sócrates.

Mencionar: 1 referir, aludir, mencionar, apontar, apresentar, indicar, nomear.

1 referido, aludido, apontado, apresentado, indicado, mencionado, nomeado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que reproduziu parte de texto de outro autor: 2 reproduzido, transcrito.

Significado de Citado
adjetivo Mencionado; que foi mencionado ou transcrito anteriormente num texto; diz-se do autor ou do trecho referido. [Jurídico] Diz-se da pessoa que recebeu citação para cumprir um mandado ou para comparecer em juízo.

2 pôr, instalar, arrumar, estabelecer, colocar, posicionar. Assentar: 3 edificar, assentar, erigir, construir.

Pôr, colocar em certo lugar: a casa está bem situada. Dispor, assentar, construir em lugar recolhido. Determinar o lugar certo a: situar a cidade no mapa.

O shidoshi (uma graduação de mestre) Victor Passos, que ensina o ninjutsu na Academia Budo, diz que os ninjas também se dividiam em clãs e tinham seus códigos de honra.

Citação é o ato de referir-se a algum texto. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um determinado autor, que deve sempre ser identificado. Quando não se conhece a autoria, é normalmente inserida na citação a expressão "autor desconhecido".

A palavra em questão é particípio do verbo citar, que tem como origem a palavra em latim citare, ou na palavra latina citatus e, portanto, deve ser escrita corretamente com c – citado .

Que já foi referenciada: 1 referida, relacionada, predita, referenciada, aludida, supramencionada, supracitada, supradita, exposta, publicada, revelada, divulgada, contada, exteriorizada, relatada, anunciada, descrita, desvendada, demonstrada, manifestada, narrada, patenteada.

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Segundo a norma culta, deve-se empregar nesse caso a preposição em: o tal imóvel fica sito – ou seja, situado, localizado – na (e não à) rua X ou Y.

Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.

Sinto é a forma conjugada do verbo sentir na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo.