Qual é o certo chegou ou chegaram?
A forma correta de escrita é chegam de acordo com a Língua Portuguesa. Chegam é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo chegar.
Faz ou fazem muitos anos que eles se conhecem?
Resumindo, a diferença entre usar "faz" ou "fazem" está justamente no que você quer dizer. Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.
E faz ou fazem?
Quando usar o "fazem"
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
O que quer dizer chegaram?
Significado de Chegaram
substantivo deverbal Ação de chegar, de alcançar um objetivo, um caminho; ato de atingir o fim de uma trajetória: finalmente meus filhos chegaram em casa; chegaram hoje de viagem; as compras chegaram!
Qual palavra pode substituir chegaram?
Verbo ir - Atingiram um determinado ponto: 1 foram, tiveram, alcançaram, atingiram, tocaram, aproximaram-se, acertaram.
Qual é o antônimo de chegaram?
O contrário de chegar é: 1 partir, sair, sumir, ir, retirar-se, zarpar, fugir, ausentar-se, desaparecer, abalar, deixar, abandonar, encaminhar-se, conduzir-se, dirigir-se, viajar, seguir. 2 acabar, terminar, completar, concluir, finalizar, rematar, aprontar, findar.
Onde chegaram ou aonde chegaram?
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
É correto falar menas?
Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.
É correto falar houvessem?
O certo é “houvessem ou não existido opiniões contraditórias”. É importante observar que o verbo haver está usado como auxiliar (=ter). É o mesmo que “tivessem ou não existido opiniões contraditórias”.
Faz dois dias ou fazem dois dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
E faltam ou falta?
"FALTA ou FALTAM dois exercícios?" / "FALTA ou FALTAM resolver dois exercícios?" O certo é: "FALTAM dois exercícios" e "FALTA resolver dois exercícios". No primeiro caso, o verbo deve ir para o plural para concordar com o sujeito (=dois exercícios), que está no plural: "FALTAM dois exercícios".
Faz 10 anos ou fazem 10 anos?
– Fazem dez anos que não viajo? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
Qual é o certo a meu ver ou ao meu ver?
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.
Porque o verbo chegaram Está escrito no plural?
O verbo "chegam" está escrito no plural porque concorda com o sujeito da frase, que está no plural. Em português, os verbos devem concordar em número e pessoa com o sujeito da frase. Se o sujeito está no plural, o verbo também deve estar no plural. pois é afirmativo em plural: ''As pessoas chegam a festa''.
Que eles cheguem ou chegam?
O verbo “chegar” tem a seguinte conjugação no presente do indicativo: “todos os dias eu chego, tu chegas, ele chega, nós chegamos, vós chegais, eles chegam”. No presente do subjuntivo: “espero que eu chegue, tu chegues, ele chegue, nós cheguemos, vós chegueis, eles cheguem”.
Que chegue ou que chega?
O verbo chegar é um verbo foneticamente regular que apresenta, contudo, uma irregularidade na sua estrutura formal. Para a manutenção da pronúncia, ocorre a alteração da consoante g para o dígrafo gu antes da vogal e: eu cheguei, que ele chegue, que nós cheguemos, chegue você,...
Qual o sujeito do verbo chegaram?
Exemplo 2: Os alunos chegaram atrasados novamente. Sujeito: os alunos. Verbo: chegaram.
Qual é a forma nominal do verbo chegar?
No enunciado (ii), o verbo “chegar” também estaria no particípio, no entanto, a norma-padrão aceita apenas a forma “chegado” nesses casos.
Quem chega chega em ou chega a?
Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!