Qual é o certo buggy ou Bugre?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão certas. Devemos privilegiar o uso da palavra buggy para referir uma espécie de veículo e a palavra bugre para referir uma espécie de índio.

Significado de Bugre
Denominação pejorativa e preconceituosa atribuída aos indígenas por serem tidos como selvagens, rudes, incivilizados e hereges. [Figurado] Pessoa sem cultura, rude, selvagem e inculta. [Figurado] Quem evita o convívio, preferindo estar sozinho; arisco.

Quadriciclo: o quadriciclo é conduzido por meio de um guidão. Buggy: contam com volantes para serem conduzidos.

Bruce Meyers

Você pode não saber, mas o primeiro buggy da história foi obra de Bruce Meyers, que com o sucesso do veículo, fundou a Meyers Manx. Quase oitenta anos depois, a empresa irá relançar o modelo original, mas ao invés do tradicional chassi e motor de Fusca, o escalador de dunas terá um novíssimo trem de força elétrico.

A palavra bugre é racista e sempre vai ser, por ser um termo que grande parte da sociedade perpetua para condicionar o ser originário como inferior”, diz a produtora cultural.

Os bugres surgiram de uma sociedade muito fechada e de fundamentação radicalmente religiosa. Não parece verossímil uma história tão complexa e antiga para um personagem alcunhado e tratado, hoje, em diversas cidades do Brasil, como "João-Ninguém".

Seus descendentes atuais são os índios Kaingang ou Xokleng que vivem em determinadas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A denominação Campo dos Bugres, atribuída ao desbravador Antônio Machado de Souza, foi a primeira a identificar o território de Caxias do Sul.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Não há dúvida, porém, de que a carga semântica da palavra seja historicamente negativa. “De fato, 'bugre' é um termo pejorativo ('rude', 'primário', 'incivilizado', 'selvagem'), associado aos povos nativos pelo colonizador português”, explica Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa da Folha.

Pelo texto, bugueiro turístico é o profissional que utiliza veículos tipo buggy, próprio ou de terceiros, para realizar o transporte de passageiros em praias, dunas, lagoas e sítios históricos e culturais.

buggy {m.}

Além disso, a legislação automotiva brasileira classifica o buggy como um veículo de passeio como qualquer outro carro. "Nossos veículos podem circular em todas as rodovias, ruas e vias do Brasil", afirma Isoppo.

bug {subst.} bug {v.} bug someone {v.} bugs {pl.}

adj. Diz-se da pessoa desasseada, emporcalhada.

cage s. O coelho saltou para fora da gaiola e fugiu. The rabbit sprang out of its cage and ran.

O preço FIPE do carro Fyber Buggy Zero Km varia de R$ 80.652 até R$ 99.500, dependendo da versão.

França, o berço dos Mini Buggy
Foram fabricados 500 copias onde tivemos algumas no Brasil e Argentina, atualmente esse modelo esta alcançando valores de mercado incríveis chegando a ser vendido a 100 mil dólares.

De forma geral, o buggy exclusivo é mais indicado para casais em Lua de Mel ou familias com 3, 5 e 7 integrantes. Já o compartilhado é mais indicado para pessoas que estejam só ou para casais.