Qual é o certo Bença ou benção?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 16 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Resposta: O substantivo, cujo significado é ato ou efeito de benzer, de abençoar, é bênção, com acento circunflexo por ser palavra paroxítona terminada em -ão.

Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante. Importante é que esse ato seja transmitido e mantido vivo em nossa sociedade. “É sempre simples. Aconselho que se chegue, peça um abraço, mostre carinho.

Em muitas famílias as crianças são ensinadas a “pedir bênção” aos pais. Isso deve acontecer ao levantar, sair para escola, voltar da escola e ao deitar. Em algumas famílias isso acontece também pelo zap e pelo telefone. Às vezes é um rapidíssimo: “Bença, pai!”, “Bença, mãe!”.

Pedia-se " Bença Tia/Tio/AVô/AVó/Padrinho/Madrinha " e sempre respondiam : " Deus te abençoe ! "

Começar de novo, sem passado, exceto o nome de batismo.

Significado de Bença
substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença.

A pergunta parece referir-se à exclamação «benza-o Deus», que exprime «admiração, ou [é usada] como voto da proteção de Deus, ou ironicamente (ora, benza-o Deus)» (Dicionário Houaiss).

Golpe do “Bença, tia”
O golpista liga para números aleatórios até alguém atender. Baseando-se no timbre da voz, o bandido começa a ligação dizendo “oi, tio (a)” ou “bença, tio (a)”. Ele não se identifica, pois espera que a vítima chegue a falar o nome de um sobrinho, na tentativa de reconhecer quem está falando.

Não se deve pedir a bênção ao sacerdote quando ele está dando a comunhão, incensando ou ungindo os fiéis com o óleo santo. Podemos lhe pedir a bênção, no entanto, ao concluir a confissão auricular, ao terminar a Divina Liturgia e ofícios litúrgicos, beijando a cruz que porta em suas mãos.

A benção é bíblica, e vem desde o Velho Testamento: Gêneses 1:22, Levítico 25:21. No Novo Testamento, Mateus 14:19. E não é nem remotamente nordestina, tem no mundo todo e ainda é usada entre cristãos.

Deus lhe abençoe, meu filho”.

Sua futura afilhada pode pedir a bênção e lhe chamar de madrinha desde já, sim, sem problemas. Recomendo que você, como madrinha dela, tenha ciência das suas responsabilidades (direitos e deveres) ao aceitar essa função. Deus Nosso Senhor abençoe vocês duas!

Desejar e pedir “Deus te abençoe” é desejar o que há de melhor na vida de alguém. A bênção nos abre e nos prepara para as maravilhas dos planos de Deus, como nos relata São Paulo: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo” (Ef 1,3-4).

Quem pode dar a bênção apostólica? Não existe nenhuma regra na Bíblia sobre quem pode ou não pode dar a bênção apostólica. Muitas vezes na Bíblia alguém com autoridade abençoava quem estava debaixo dele (Hebreus 7:6-7). No entanto, não há nenhuma regra que proíbe outros crentes de darem a bênção.

Peça a Deus que o afilhado seja uma pessoa de fé, de bem e de caráter, e que, quando adulta, possa servir de exemplo para outras pessoas. Peça ao Espírito Santo força na caminhada do afilhado, para que seus pés não vacilem. Peça à Virgem Maria que interceda por ele, e aos anjos, que o protejam todos os dias.

Principalmente na sexta-feira; dia também de ir pedir a bênção aos padrinhos. Pois, além de ser abençoado, ainda se ganhava presentes, algumas vezes, dependendo dos padrinhos, presente em dinheiro...!

A dúvida de um ouvinte é sobre a grafia correta da expressão. O professor Pasquale explica que, de acordo com o padrão formal da língua portuguesa, escreve-se com hífen e o pronome 'o' em seguida.

“Benzadeus” é uma expressão que tem origem no Recôncavo Baiano. Serve para desejar o bem. Ela abençoa e protege. É comum se dizer “benzadeus!” para uma criança que acaba de nascer ou para objetivos conquistados.