Qual é o certo assistir ao filme ou assistir o filme?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!

O verbo assistir estabelece regência com a preposição a, atuando como um verbo transitivo indireto com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de ver e estar presente, sendo sinônimo de presenciar, ver, observar, testemunhar,… Nós assistimos ao jogo na casa da minha irmã.

Dessa forma, se você prestar socorro médico para alguém, você assistirá aquela pessoa, sem a necessidade de um “a” a mais. Já quando estamos falando de assistir algo, no sentido de observar alguma coisa acontecer, precisamos adicionar uma preposição.

O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!

Espectador: A palavra espectador, do latim spectator, é um substantivo masculino e faz referência à pessoa que presencia, observa ou assiste a algo.

Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

O verboassistir” será transitivo indireto quando significar “presenciar”, “estar presente”, necessitando de um objeto indireto.

1 ouvir, comparecer, observar, presenciar, testemunhar, ver. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Acompanhar como assessor: 2 acompanhar, assessorar, atender, auxiliar, colaborar, cooperar.

Resposta verificada por especialistas
Há emprego incorreto do verbo "assistir" em "Enquanto o usuário navega na Internet, pode assistir um programa de TV.".

Os espectadores (AO 1990: espectadores ou espetadores) são aqueles que apreciam um evento. Usualmente utiliza-se o termo para denominar aqueles que apreciam as artes cênicas, a música, o esporte ou desporto, a televisão, o cinema e os espaços arquitetônicos. São pessoas que assistem, escutam e recebem informações.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Assiste ao candidato o direito de recurso. No sentido de ajudar, prestar socorro, dar assistência pode ser empregado como verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto.

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.

Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

A profissão de figurante não é fácil. Tem que chegar cedo, muito antes que os atores e muitas vezes nem são reconhecidos. Porém é o início para uma formação dos personagens principais.

Quem se interessa pelo cinema é considerado cinéfilo. O próprio cinema tem produzido filmes onde a cinefilia é retratada, como em Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.