Qual é o certo Aluga-se casas ou Alugam-se casas?

Perguntado por: apereira8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

1. "ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

aluga-se é uma forma indireta de indicar que algo está para alocação onde o “se”, nesse caso, é uma partícula apassivadora.
...
Exemplos com aluga-se

  1. Aluga-se essa casa. “;
  2. Aluga-se um carro. ”;
  3. “Havia um “aluga-se” na frente do apartamento.”.
  4. “ Na placa estava escrito “aluga-se”. ”;

Locador é o proprietário que disponibiliza seu imóvel para a utilização de terceiros sob um contrato temporário: o aluguel. O locador possui a escritura do imóvel e, portanto, o direito de usufruir do lugar diretamente ou por meio da renda gerada pela negociação do seu espaço privado.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Fazem-se unhas.

Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento. Alugam-se apartamentos.

As duas são corretas. ALUGUÉIS é plural de ALUGUEL e ALUGUERES é plural de ALUGUER, forma mais antiga ainda usada em Portugal e em textos jurídicos. 6.

Por exemplo, “alugar” é VTD. Assim, se “alugar” for seguido de SE e se o elemento que vier após ele estiver no plural, a concordância deverá ser feita: Aluga-se máquina de pipoca. Alugam-se fantasias para o carnaval.

1. Dar ou tomar de aluguer . 2. Arrendar.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

É usualmente chamado de Inquilino. Ou seja, a pessoa que aluga; aquele que paga o aluguel. Aquele que mora num imóvel alugado, que não lhe pertence, mediante um contrato de locação; inquilino, arrendatário.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário que não paga o aluguel pode ser obrigado a deixar o imóvel em até 15 dias. É preferível fazer o pedido de despejo no período de até 60 dias depois da inadimplência. No entanto, se assim desejar, o locador pode entrar com a ação já no dia seguinte ao atraso no aluguel.