Qual é o certo a vista ou avista?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

As três formas estão corretas e existem na língua portuguesa.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também. Neste caso o valor total é debitado na sua próxima fatura.

A vista, separado e sem acento de crase, é a junção do artigo definido “a” com o substantivo feminino “vista”.

Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo. Por exemplo, quando se diz que determinado produto foi pago à vista, significa que a totalidade do seu valor foi descontada de uma só vez.

O pagamento à vista, seja via PIX ou em dinheiro, é uma das formas mais recomendadas por especialistas financeiros para evitar gastar além do orçamento. Isso porque o dinheiro sai das mãos (ou da conta) do consumidor instantaneamente – e evita surpresas no final do mês.

O pagamento à vista é feito de forma integral no momento da compra, ou seja, sem parcelamento. Mas, mesmo para pagamento à vista é preciso ter um planejamento financeiro.

Já compras à vista são mais vantajosas quando o desconto oferecido nesta modalidade supera os possíveis rendimentos de um investimento de renda fixa e/ou os juros de cada parcela são maiores que estes mesmos rendimentos que podem ser obtidos.

O pagamento no cartão à vista é quando o consumidor usa seu cartão de crédito, mas opta por pagar o valor inteiro do produto ou serviço adquirido, sem parcelamento. Dessa forma, o valor a ser pago pelo compra sairá do seu bolso apenas no dia de vencimento da fatura do cartão de crédito.

Descontos maiores: um mesmo produto pode custar mais barato para quem faz a compra à vista. Isso porque não serão incluídos juros na operação e o lojista terá acesso no ato a um dinheiro que poderia estar aplicado em algum tipo de investimento e rendendo juros.

Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista. Temos aí uma falsa crase. O acento se justifica para evitar possível ambiguidade, isto é, duplicidade de sentido.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Já à vista leva crase, porque todas as locuções formadas por palavras femininas devem ser craseadas. Ex: à direita, à moda, à vista. O acento grave aqui também tem a função semântica, de diferenciador de sentido.

Resposta: À vista é uma expressão utilizada na língua portuguesa para se referir a tudo aquilo que está diante de algo ou alguém. Exemplo: “Terra à vista” ou “Ela fará o pagamento à vista”. Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo.