Qual é o certo a gente vai ou agente vamos?

Perguntado por: aramos5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

  1. Sintetizando:
  2. A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós.
  3. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação.
  4. gente: Substituição à expressão existem pessoas.

Qual é a diferença entre a gente e agente? A gente, escrito de forma separada, significa nós. Agente, escrito de forma junta, significa pessoa que age, que faz alguma coisa.

Agente deve ser utilizado para designar o sujeito da ação, uma pessoa que age ou realiza uma operação. Pode ser considerado um sinônimo de gestor, espião, investigador, entre outros. O termo não sofre variação de acordo com o gênero. Ou seja, é sempre da mesma forma, independente de se referir ao feminino ou masculino.

A gente” escrito separado é uma maneira informal de referir-se à primeira pessoa do plural, o pronome “nós”, e deve sempre ser usado no singular. Já, “agente”, é um substantivo que trata daquele que atua.

1 agenciador, intermediário, negociador, negociante, comissário, corretor, operador, executor, funcionário, factótum. Exemplo: Consulte as possibilidades de investimento com um agente do banco.

Segundo as definições dos dicionários da Língua Portuguesa, agente “é aquele age, que exerce alguma ação, que produz algum efeito, que agencia ou trata de negócios, encarregado da direção de uma agência”. Dessa forma, empregamos a palavra agente apenas como substantivo comum.

Pois bem, é essa "A gente vai se falando..." Essa técnica é usada quando você não quer decidir nada na hora, por não poder ou por qualquer outro motivo, mas também não quer dar a impressão que não está interessado no assunto, porque no "a gente vai se falando" não existe prazo definido, logo não há compromisso de ...

A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde.

agentes | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O Agente de Trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, afim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades.

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Quando usar? - Em primeiro lugar, que fique bem claro que ambas as palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Portanto, podem ser utilizadas sem problema algum.