Qual é o certo a açúcar ou o açúcar?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Por conta disso, a maneira certa é “o açúcar”. De acordo com o dicionário, a definição dessa palavra refere-se a uma substância cristalizada de sabor doce que é extraída da cana-de-açúcar ou da beterraba. Dessa maneira, se diz “o açúcar” e “a cana-de-açúcar” por conta do gênero dessas palavras.

O açúcar era mesmo uma espécie de areia, mas com um sabor divino. A palavra e o próprio açúcar começaram um lento caminho até à Europa. Do sânscrito, passou a outra língua indo-europeia: o persa, onde se transformou em «šakar». Como tantas outras palavras, foi emprestada pelo persa ao árabe, onde se tornou «as-sukkar».

A palavra "açúcar" tem um etimologia indiana. É certamente o termo do Sânscrito "sarkara" que deu origem a todas as versões da palavra açúcar nas línguas indo-europeias: sukkar em árabe, saccharum em latim, zucchero em italiano, seker em turco, zucker em alemão, sugar em inglês, etc.

O açúcar é produzido através de duas origens diferentes: a beterraba sacarina e a cana-de-açúcar, cultivadas em diferentes climas em todo o mundo. A beterraba açucareira prospera em climas mais frios e úmidos.

Os médicos explicam que o "açúcar livre" é aquele contido, por exemplo, em bolos, massas, refrigerantes e doces. Ele é monossacarídeo, como a glicose e a frutose, ou dissacarídeo, como a sacarose ou o açúcar granulado.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Leites | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o plural de arrozarrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Os adoçantes surgiram como alternativa aos açúcares, por serem menos calóricos. No entanto, por serem mais doces, podem causar vício em comidas adoçadas e, portanto, é preciso se manter atento para não exagerar no consumo.

Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar.

A quantidade de glicose acumulada no sangue é denominada glicemia e o seu aumento resulta na hiperglicemia, o que caracteriza o diabetes. O problema pode acontecer por conta da insuficiência da produção ou insuficiência da ação da insulina e, em alguns casos, devido à combinação dos dois fatores.

A nutricionista alerta que a ingestão exagerada de açúcar é combustível para bactérias ruins do intestino, podendo causar má absorção dos nutrientes. Além disso, as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares, podendo aumentar as chances de cáries.

Você sabe de onde e como surgiu o açúcar? Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.

Por isso, referiam-se ao açúcar como sharkara, que significa cascalho, em sânscrito. Quando os árabes chegaram lá, no século 7, aperfeiçoaram a tecnologia e tornaram o produto mais puro e branco. Traduziram o termo para o árabe, al-sukkar, que deu origem à palavra açúcar.

A sacarose ou açúcar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. A sacarose, conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce. A sacarose é encontrada em diversas plantas, principalmente na beterraba e na cana-de-açúcar.