Qual é o catodo e o ânodo do LED?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A polarização que permite a emissão de luz pelo LED é o terminal anodo no positivo e o catodo no negativo, para identificar qual dos terminais é o ânodo e qual é o catodo, basta observar o tamanho dos terminais. A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.

Teste do diodo LED
Em um sentido o teste deve indicar baixa resistência (terminal positivo do multímetro no ânodo do LED e negativo no cátodo), em outro, alta resistência (terminal negativo do multímetro no ânodo do LED e positivo no cátodo).

De qualquer forma, entender o conceito vai ajudar você a escolher melhor as lâmpadas de LED. Portanto, quanto maior a temperatura em Kelvin indicada na lâmpada, mais fria será sua cor (azulada). Quanto menor a temperatura em Kelvin, mais quente será a cor irradiada (amarelada).

Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo.

se inverter a polaridade,o led poerá queimar. Voce pode inverter a polaridade do led a vontade, desde que respeite a tensao de trabalho do mesmo, ou seja, se ele eh 3V, voce pode ligalo invertido em 3V que simplesmente nao vai ligar, mais se ligar em 12V, ele queima na hora.

Cor do fio positivo e negativo
Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

o azul é positivo eo preto é negativo pela posição dos seus filhos aqui ea posição da marcação então até aí tudo bem a gente sabe que o azul é o positivo eo preto é o negativo.

Outra maneira de identificar a polaridade do LED é através do tamanho dos terminais, se você observá-los, notará que um é maior que o outro, neste caso o maior é o positivo do LED, assim como mostra na imagem abaixo. Mas para isso, é necessário que você esteja com os terminais originais!

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

Lembrando que essa escala leva em consideração a medida em Kelvin (K) e a coloração de luz branca correspondente a cada uma delas: Branco avermelhado: considerada uma luz mais quente, possui de 2.600 a 3.000 Kelvin. Esse tipo de luz é ideal para criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto.

No ânodo, ocorrem as reações de oxidação com acúmulo de elétrons e corrosão do eletrodo. Consequentemente, é o polo negativo da pilha. Em contrapartida, no cátodo, ocorrem as reações de redução, com deposição de metal na placa e consumo de elétrons, portanto é o polo positivo da pilha.

Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.

Nos displays de anodo comum, o anodo é ligado ao positivo da alimentação e cada catodo é ligado ao terminal de excitação com um resistor limitador de corrente. Estes displays são excitados quando a saída correspondente a cada segmento é aterrada ou vai ao nível baixo.

O ânodo absorve eletricidade. Este terminal recebe esse nome dos ânions carregados negativamente que se movem em sua direção durante uma reação eletroquímica comum. A carga do ânodo varia de acordo com a função do dispositivo. Se o dispositivo usa energia, a carga é negativa e, se produz energia, sua carga é positiva.

Ela conecta de forma indireta as soluções das duas semicelas da pilha (o ânodo e o cátodo). Observação: O ânodo é o polo negativo da pilha e é onde ocorre a oxidação, e o cátodo é polo positivo e onde ocorre a redução.