Qual é o caqui duro?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O caqui vermelho é muito doce e mole, quando está maduro; o caqui-chocolate de cor alaranjada, com riscas cor de chocolate no interior, é mais duro e resistente e menos doce que o vermelho.

Quais os tipos de caqui? As variedades de caqui mais consumidas são o caqui rama forte, o caqui taubaté, caqui fuyu (que se destaca pela ausência de semente) e o caqui giombo, também conhecido como caqui chocolate.

O caqui fuyu com gosto mais agradável tem consistência firme e casca na cor laranja.

A variedade rama forte é mais vermelha que os outros caquis e, quando madura, tem uma textura mais mole e um sabor mais adocicado. Além disso, é menos ácido. Entre os benefícios nutricionais, o caqui rama forte é rico em vitaminas A, B1, B2, E, C e K.

Nessa fruta trazida para cá pelos imigrantes japoneses, a variedade giombo tem como característica mais marcante sua polpa amarronzada, que lhe rendeu também o apelido de “caqui chocolate” até por ter manchas que lembram as gotas de chocolate de certos panetones ou colombas pascais.

O caqui não traz riscos à saúde, mas deve ser consumido com moderação por quem tem diabetes, pois há grande concentração de glicose e frutose. É importante evitar consumi-lo com estômago vazio ou em grandes quantidades, pois isso pode acarretar diarreia por conta da substância tanino presente na fruta.

Consumir caquis com regularidades ajuda a manter a saúde cardiovascular. Isso porque essa fruta contém antioxidantes, que combatem os riscos de doenças no coração. Essas substâncias antioxidantes previnem o surgimento de aterosclerose coronariana — ou seja, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.

O caqui café é uma variedade de caqui de cor marrom-avermelhada, com polpa macia e adocicada. É uma boa fonte de nutrientes, como vitaminas A e C, além de fibras e antioxidantes.

Caqui Giombo: Também conhecido como caqui chocolate, essa fruta é alaranjada e com consistência mais firme e crocante. O nome (chocolate) se dá pois quando as sementes estão aparentes, o caqui fica com a polpa mais escura, parecendo um chocolate.

A dica na hora de comprar é escolher os de coloração uniforme, firme e livre de rachaduras e machucados. O ideal é manter os caquis em geladeira de 3 a 5 dias quando maduros. Caso a fruta ainda esteja verde, ela deve ser guardada em local fresco e seco, em temperatura ambiente, pode ser na sua fruteira!

É recomendável um caqui por dia, para não abusar da alta quantidade de glicose na fruta.

Todos caquis contém tanino que é polifenol, uma substância que causa “Amarra boca”. Esta adstringência é incômodo, precisa “tirar” o tanino antes do consumo.

Essa mancha escura na polpa é o tanino do próprio caqui. O caqui contem alta concentração do tanino, que é um tipo de polifenol, que “amarra” boca. Esta substância podem estar em duas formas diferentes. Solúvel ou Insolúvel em água.

No Brasil, são cultivadas basicamente três grandes tipos de caqui: os taninosos ou sibugaki, de coloração quase vermelha e que necessitam de tratamento especial após a colheita para se tornarem comestíveis, pois deixam na boca uma sensação adstringente ruim em virtude do excesso de tanino que possuem em sua composição; ...

do fruto aparecem alguns círculos e círculos quando eles são bem. fechados o maior em maior quantidade eles forem maior haverá a certeza de ser um fruto chocolate crocante doce caso ou não apareçam. essas essas linhas essas linhas circulares as circunferências eu já posso descartar dizendo que ele é um fruto.

O caqui só deve ser comido quando completamente maduro, porque, verde, é adstringente. Maduro, é saudável e rico, tanto pelo seu conteúdo em sais e vitaminas, como pela sua taxa de carboidratos. Convém especialmente às crianças, e é muito indicado aos convalescentes.

A cultivar Kioto possui plantas de porte médio, mais compacta que a da Fuyu'; suas folhas têm uma tonalidade verde, mais escura que a maioria dos caquis comerciais. Quando bem conduzida, a cultivar inicia a produção a partir do segun- do ano após o plantio.

Tanto o caqui como o caqui chocolate são extremamente benéficos para o nosso corpo. No entanto, o consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas diabéticas, devido a alta presença de açúcar. A dica dos nutricionistas é consumir pelo menos três frutas diferentes por dia.