Qual é o campo visual normal?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O campo de visão normal é de cerca de 140 graus para cada olho (visão monocular) e cerca de 180 graus para ambos os olhos (visão binocular).

Campo visual: É a capacidade que uma pessoa tem de ver sem virar o pescoço, do lado esquerdo até o lado direito, portanto, a soma dos campos visuais dos dois olhos, que é a eqüidade visual.

Esse campo visual restrito é muitas vezes chamado "visão em túnel" ou "em ponta de alfinete". Nesse contexto, caracteriza-se como indivíduo com visão sub-normal aquele que possui acuidade visual de 6/60 e 18/60 (escala métrica) e/ou um campo visual entre 20 e 50º.

A campimetria computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para isso, o paciente precisa se sentar com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho ligado a um computador emite luz em diferentes direções e com intensidade variada, ao mesmo tempo em que emite uma única luz ao fundo.

21 Um critério de GHT “fora dos limites normais” é recomendável para estabelecer que um defeito de campo visual está presente em indivíduos com suspeita de neuropatia óptica glau- comatosa. 21 GHT apresentou elevada sensibilidade (97%) e especificidade (86%) para o reconhecimento de defeitos do campo visual.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique as imagens abaixo. Se vir as linhas bem focadas, da mesma espessura e com o mesmo tom de negro, então à partida a sua visão é normal.

A perda de visão periférica ocorre quando há uma diminuição na capacidade de visualizar objetos localizados nas bordas do campo visual, enquanto a visão central permanece intacta.

Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.

A perda da visão periférica é um sintoma caracterizado pela redução do campo visual: deixamos de ver as laterais, mas continuamos a ver o que está no centro. Este efeito também é conhecido como “visão em túnel”, que se pode ir estreitando à medida que algumas doenças oculares progridem.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância. Apesar de ser sinônimo de visão normal, ter visão 20/20 não significa necessariamente ter uma visão perfeita.

4 é o código para Cegueira em um olho, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

As respostas falso-negativas são caracteriza das pela falha do paciente em perceber um estímulo supralimiar naquele ponto, enquanto as respostas falso-positivas consistem na percepção de um estímulo não apresentado. Sabe-se que muitos fatores podem estar relacionados a uma resposta inconsistente.

O padrão ouro nos testes de campo visual do glaucoma sempre foi o Humphrey Visual Field (HVF) 24-2. Este teste permite monitorar os 24 graus centrais do campo, totalizando 54 pontos que estão separados por 6 graus (1).

O Campo Visual Computadorizado custa a partir de R$150. Esse valor varia conforme a região da cidade e a clínica oftalmológica de preferência.

Através do exame de campo visual FDT, é possível analisar alterações dos ângulos de visão e a presença de um ou mais pontos cegos, que podem ser sinais de diversas doenças.

Alterações suspeitas de glaucoma
Durante o exame oftalmológico, alguns sinais podem indicar que o paciente tem glaucoma, como: elevação da pressão ocular acima de 21 mmHg; aumento da escavação do nervo óptico; assimetria entre a escavação dos nervos ópticos dos dois olhos.

O "Pattern Standard Deviation" (PSD) corresponde ao desvio padrão do gráfico "pattern deviation" e quando alterado sugere uma perda localizada de sensibilidade 4. O "Short Term Fluctuation" (SF) sugere a confiabilidade das respostas do paciente durante o teste.

Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo. Como por exemplo: ler, escrever, utilizar o computador, o celular, o tablet, entre outros.