Qual é o campo de experiência que trabalha a coordenação motora fina?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
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As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

Na coordenação motora grossa, verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas.

Os campos de experiência em que se organiza a BNCC são: O eu, o outro e o nós: À medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais em situações de interação com a família e a escola, por exemplo, as crianças constroem percepções sobre si e sobre os outros.

A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

As atividades que desenvolvem a coordenação motora fina são essenciais para ajudar a criança a melhorar a capacidade de desenvolver pequenos gestos do dia a dia, dominar e controlar o corpo e realizar movimentos mais meticulosos.

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

Enquanto a coordenação motora infantil grossa tem a ver com habilidades como pular, correr e descer ou subir escadas, a fina envolve atividades mais delicadas, como manusear pequenos objetos, pintar, escrever e desenhar, uma vez que estimula os músculos menores, como os dos pulsos, mãos e dedos.

Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Os 4 campos de atuação da BNCC relacionados à alfabetização

  1. Vida cotidiana. As crianças experimentam situações de leitura e escrita que são comuns no ambiente doméstico e escolar. ...
  2. Artístico-literário. ...
  3. Estudo e pesquisa. ...
  4. Vida pública.

5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. O quinto e último campo de experiência trata das questões que servem para entendimento básico da criança.

O EU, O OUTRO E O NÓS: A IMPORTÂNCIA DESSE CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em outras palavras, este campo de experiência está diretamente relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, moldando a consciência cidadã e criando vínculos respeitosos.