Qual é o campo de experiência para alimentação saudável?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 21 de maio de 2023
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CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTO E MOVIMENTO (EI03CG04) ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO RELACIONADOS À HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, CONFORTO E APARÊNCIA. -RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER HÁBITOS DE BOAS MANEIRAS AO ALIMENTAR-SE. -IDENTIFICAR E VALORIZAR ALGUNS ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

Atividades e plano de aula alimentação saudável educação infantil BNCC. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. Argumentar sobre os alimentos processados e in natura.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

O objetivo geral do projeto é estimular uma alimentação saudável para crianças de 3a 5 anos, de forma dinâmica e criativa. Levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. importância da boa alimentação sem desperdícios; • Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

7 planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG04 da BNCC

  1. Banho nas bonecas. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Planejando o momento de alimentação. ...
  3. Pega-pega nunca três. ...
  4. Conversando sobre o momento do sono. ...
  5. De onde vem a nossa comida? ...
  6. Acampamento na área externa. ...
  7. Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação.

Dicas de como trabalhar a educação alimentar nas escolas
Uma das opções clássicas é levar os alunos para a cozinha e trabalhar com eles os ingredientes utilizados nas receitas preparadas. Outra boa ideia é preparar um piquenique, em que os alunos podem levar alimentos que gostam, de preferência os que tenham rótulos.

A habilidade EF01CI03 consiste em: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

“Habilidade Culinária” é a confiança e a atitude para aplicar os conhecimentos individuais na execução das tarefas culinárias. Essas tarefas envolvem desde o planejamento das refeições e das compras até o preparo dos diferentes tipos de alimentos.

EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. (EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas, etc.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

O motivo principal para investir em uma alimentação saudável na infância é garantir que as crianças mantenham seu desenvolvimento físico e emocional saudáveis, bem como prevenir doenças futuras.

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.

Em seguida levantar as seguintes questões:

  1. Por que temos que comer?
  2. Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?
  3. O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?
  4. Como uma alimentação pode ser saudável?
  5. O que é preciso comer para ficar saudável?
  6. O que você come?