Qual é o caminhão mais arqueado do Brasil?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Atualmente, tem mais de 60 mil seguidores no Instagram e é proprietário de uma carreta conhecida como caminhão mais arqueado do Brasil. O assoalho do veículo fica a mais de 3 metros do chão, tudo isso para abrigar um lameiro (placa que fica abaixo do para-choque e normalmente tem uma frase estampada) de 2,25 m.

Scania S770
Por fim, também é da Scania o caminhão mais potente do Brasil, disponível com cabines R e S. Seu motor V8 de 16 litros produz 770 cv e 377,5 mkgf e a transmissão é a Opticruise, automatiza de 14 velocidades.

Prática está na moda, mas é ilegal
De acordo com Andrade, a prática do caminhão arqueado é antiga. Mas ele concorda que, por causa das redes sociais, há uma percepção de que o tema ficou mais em evidência. "Por outro lado, há motoristas que dizem arquear o caminhão porque traz a impressão de mais estabilidade.

Mercedes-Benz Actros, Volvo VN e Ford F-MAX são alguns dos modelos citados no vídeo da TechZone.

Além de mostrar sua linha de motores mais econômica, a Scania exibe o caminhão mais potente do mundo em seu estande, o 770 S V8. Sem surpresas, o modelo é equipado com motor V8 de 770 cv de potência e 377,5 kgfm de torque.

Conforme a legislação brasileira vigente, especificamente a Resolução n.º 292/2008 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o limite de altura para a traseira de um caminhão é de 4,40 metros.

O arqueamento pode ser realizado num ângulo limite de até dois graus no chassi; O caminhão arqueado deve ser aumentado em até 3,5 centímetros; As lanternas traseiras traseiras podem estar no máximo a 1,20 metros do chão; As lanternas laterais podem ter altura máxima de 1,50 metros do chão.

O empresário Samuel Rosa de Moraes diz que cobra cerca de R$ 6 mil para arquear um truck. Se for carreta, cerca de R$ 10 mil reais.

Scania 770 V8, para quem gosta
E a marca sabe disso. Para termos uma ideia melhor, em 2021, de acordo com os dados da Fenabrave, a Scania emplacou apenas 20 unidades do atual modelo, que conta com 620 cv.

LoneStar

Qual o caminhão mais raro? 1. LoneStar da Navistar. Considerado por muitos como o caminhão mais luxuoso do mundo, o LoneStar, da montadora americana Navistar oferece quase 600 cavalos de potência no seu motor.

1° Lugar: Volvo FH540
O modelo mais vendido do Brasil em 2021 é o Volvo FH540 com um total de 5.629 emplacamentos. O líder dos caminhões brasileiros é a opção perfeita para bitrem e rodotrem de até 9 eixos, suportando até 74 toneladas. Esse modelo ainda tem três versões: teto baixo, Globe-trotter e Globetrotter XL.

$ 195,23

"Conforme o Artigo 230 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro], conduzir veículo com características alteradas sem autorização, como é o caso da suspensão rebaixada, constitui infração grave, com acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até a respectiva regularização", ...

Alguns adeptos do caminhão arqueado chegam a afirmar que a elevação traseira não representa um problema para o transporte de cargas. Pelo contrário, ela seria uma forma de deixar a direção mais firme e oferecer mais estabilidade nas curvas.

Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece uma altura máxima de 4,4 m para as carrocerias nesses casos. A proposta em análise na Câmara modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir a elevação da altura para 4,7 metros.

O Iveco T-Way acaba de ser eleito como o caminhão mais bonito do mundo. O reconhecimento veio de um júri formado por 50 designers de vários estúdios europeus. Ou seja, pelos integrantes da edição 2022 do Red Dot Awards. Trata-se de um dos mais importantes prêmios da área de design da Europa.

Na busca pela melhor marca de caminhão do mundo, Volvo Trucks, Mercedes-Benz e Scania se destacam como referências em qualidade, desempenho e inovação. Cada uma dessas marcas oferece uma gama diversificada de modelos para atender às necessidades específicas do mercado.