Qual é o calor específico do ar?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

= calor específico do ar seco (assumido constante) = 1.0 kJ/(kg.

A fórmula para calcular a densidade de qualquer substância é dada por: d = m/v.

O ar tem massa, expande-se e exerce pressão. É possível perceber estas três propriedades do ar: ele não tem cor (é incolor), não tem cheiro (é inodoro) e não tem gosto (é insípido).

Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.

água

A substância que tem o maior calor específico é a água c = 1,0 cal/g . ºC. Podemos concluir que quanto maior a massa de uma substância, menor o seu calor específico.

Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do coeficiente de viscosidade é 1 kg/m s. Na prática, a unidade geralmente utilizada é o Poise (1 P 1 g/cms). Por exemplo², a viscosidade da água a 20º C é 0,010 P, enquanto que a do ar atmosférico é 0,00018 P.

(dados para o problema: calor específico da água = 1 cal/g ºC; calor especifico do gelo = 0,5 cal/g ºC; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor especifico do vapor de água = 0,5 cal/g ºC; calor latente de vaporização da água = 540 cal/g ºC.)

O óleo quente produz queimaduras mais graves do que as provocadas por água quente porque o óleo possui menor calor específico, consequentemente atinge maior temperatura.

O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é um gás inerte, cerca de 5.1 vezes mais denso que o ar. Essa densidade maior, faz com que quando ele é inalado, cause o efeito oposto ao do hélio (menos denso que o ar), fazendo com que as cordas vocais vibrem de maneira diferente e a voz saia mais grossa.

Densidade. O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso.

Propriedades do ar: Compressibilidade, Expansibilidade, Elasticidade, Pressão.

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

Por ter massa e volume, o ar que constitui a atmosfera sofre o efeito da gravidade. Ou seja, a enorme massa de ar que constitui a atmosfera, a despeito de ser um amontoado de gases, tende a “cair” em direção ao solo. O peso dessa massa de ar sobre nós exerce determinada pressão.

ELASTICIDADE: É a propriedade que permite ao gás retornar ao seu volume primitivo, uma vez cessado a força exterior que o havia comprimido. EXPANSIBILIDADE: É a propriedade que o gás tem de ocupar sempre o espaço ou volume total dos recipientes.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.