Qual é o braço que dói no infarto?

Perguntado por: ncunha2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e outras características como dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio, podem ser sintomas de infarto.

Os sintomas clássicos do infarto são: dores no peito, irradiação para o braço esquerdo, suor e falta de ar. A principal recomendação é procurar o hospital mais próximo, mesmo que não seja o melhor. Rapidez é fundamental para a sobrevivência do paciente.

SESA

  • Sinais de infarto. - Dor prolongada no peito (principalmente quando a dor irradia para as costas, pescoço e ombro); ...
  • Sinais de acidente vascular cerebral (AVC) - Fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna (principalmente em um lado do corpo); ...
  • Socorro. ...
  • Quando acionar o Samu 192.

Para resumirmos, a dor no braço é preocupante quando ela vem acompanhada de outros sintomas, tais como respiração dificultada, dor torácica, dor nas costas, suor frio, dentre outros sintomas. É uma dor que se inicia na região torácica e se estende para o braço esquerdo, acompanhada desses outros sintomas.

O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Portanto, é preciso se atentar para os seguintes sinais e sintomas de infarto:

  • Ardência na pele.
  • Dor no pescoço, nos ombros, no rosto, na mandíbula.
  • Falta de ar.
  • Fadiga incomum.
  • Palpitações.
  • Náuseas, vômitos, indigestão.

“Um dos principais desafios na identificação do infarto silencioso é que seus sintomas podem ser facilmente confundidos com estresse, ansiedade, fadiga, gastrite e outras causas”, compara o cardiologista. Os sintomas são falta de ar, sudorese fria, sensação de desmaio, dor nas costas ou na região do estômago.

As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo. Contudo, nem sempre uma dor aguda significa infarto. Especialistas explicam que outros problemas de saúde – como gastrite forte, esôfago com refluxo ou pâncreas com pancreatite – podem ocasionar dores semelhantes.

Confundida com infarto, síndrome de Takotsubo avança entre as mulheres.

Segundo a gastroenterologista da Sesa, Ana Maria Almeida Castro, sintomas do refluxo e da gastrite aguda podem ser confundidos também com alguns sinais do infarto.

Infarto. Como adiantei antes, é raro o infarto se manifestar através de queimação no peito. É claro que sintomas atípicos podem aparecer, dependendo do contexto do infarto. Geralmente, essa emergência provoca dor aguda e prolongada, mais para o lado esquerdo e que pode irradiar para o pescoço, costas, mandíbula e braço ...

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.