Qual biotipo emagrece mais rápido?

Perguntado por: eramos3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado. Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

Endomorfos

Endomorfos têm um metabolismo mais lento, com maior quantidade de fibras brancas do tipo 2, que são volumosas e armazenam energia para gastar em determinado momento. Por isso, são geralmente as pessoas mais pesadas e com maior facilidade em ganhar peso, mas dificuldade na definição muscular.

Endomorfo

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Qual biotipo mais fraco? As pessoas com o biotipo corporal ectomorfo apresentam corpo mais magro e esguio, ombros estreitos e membros compridos. Além disso, as mulheres apresentam quadril mais estreito e seios com pouco músculo e pouca gordura.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Ectomorfo
Conheça outras características e veja como deve ser a dieta para as pessoas com o biotipo ectomorfo. De forma geral, as pessoas com esse biotipo apresentam metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder peso mais facilmente, mas têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Pessoas com este biotipo possuem estrutura óssea avantajada, músculos bem definidos e corpo atlético.

Como deve ser a dieta do endomorfo. Uma alimentação balanceada com poucas calorias e com boas quantidades de proteínas, auxilia no emagrecimento e no ganho de massa muscular, modificando a aparência física, ou seja, o somatotipo da pessoa endomórfica.

É possível mudar o biotipo? Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios.

Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Segundo levantamento da ABNT, 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada. No imaginário popular, a brasileira típica tem quadris avantajados e cintura fina, o célebre formato “violão”, cantado em prosa e verso.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura. Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.”

A estética visual do corpo endomorfo é mais redonda, pois ganham gordura e músculo com facilidade. Em contrapartida, têm dificuldade para perder peso, pois o metabolismo é lento. Boa parte do peso corporal dos endomorfos está em forma de gordura, sendo assim, uma alimentação equilibrada é essencial para esse grupo.