Qual é o bioma mais pobre do Brasil?

Perguntado por: ssubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Caatinga

Apesar de sua importância, a Caatinga possui 46% de sua área desmatada, o terceiro bioma mais degradado do Brasil, atrás da Mata Atlântica e do Cerrado. No que se refere à complexidade socioambiental, esse bioma está na região semiárida mais povoada do mundo e detém a população mais pobre do Brasil.

Mata Atlântica

Mantendo um pouco mais de 12% da cobertura vegetal original, a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil.

Caatinga - o bioma menos preservado no Brasil enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que ocupa 11% do território do país, estendendo-se por 844.453 km².

O bioma mais afetado foi o Cerrado, com 34.478 km² queimados. Em seguida, estão a Amazônia, com 8.333 km², e a Mata Atlântica, com 7.746 km². A Caatinga aparece em quarto, com 5.378 km², seguida pelo Pantanal, com 2.095 km², e pelo Pampa, com 1.018 km².

A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.

O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. O Cerrado é reconhecido como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade.

Bioma Mata Atlântica

Bioma Mata Atlântica
É o terceiro maior bioma do país, com uma área de aproximadamente 1.110.000 km², ocupando 13% do território nacional, na maior parte do litoral brasileiro.

Caatinga

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

Amazônia

O maior Bioma do Mundo - Amazônia.

Já perdemos a maior parte (85,5%) da floresta nativa da Mata Atlântica; o Pampa tem mais da metade da sua área (54,2%) desmatada; no Cerrado, restam 50% da vegetação natural; a Caatinga desflorestou 46,6% da sua área; e o Pantanal perdeu 15,4%.

As queimadas para a prática da atividade agropecuária ocorrem com frequência no Cerrado, esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo.

A perda da vegetação do Pampa, em associação com a pecuária excessiva, contribui para a liberação de CO2 e metano na atmosfera, promovendo mudanças climáticas, outro fator fortemente associado ao risco aumentado de emergência e à disseminação de doenças infecciosas.

Assuntos

  • Amazônia.
  • Caatinga.
  • Cerrado.
  • Mata Atlântica.
  • Monitoramento Ambiental.
  • Pantanal.
  • Pampa.

A Mata Atlântica é um bioma que reúne imensurável importância ambiental, econômica e social para o planeta. Mas, apesar de ter uma lei específica para protegê-la e ser considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, é uma das florestas mais ameaçadas do mundo.

Pantanal

O Pantanal é o menor e mais preservado bioma: perdeu 15% da área total de 150,4 mil km².

Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares. 26% do bioma - uma área maior que a Bélgica - foi consumida pelo fogo. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram pelas queimadas no bioma. Só no território de Mato Grosso do Sul, 1,7 milhão de hectares virou cinzas.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas, tanto em números absolutos (1.989) como proporcionalmente (25,0%). Em seguida, vem o Cerrado, com 1.061 espécies ameaçadas, 19,7% do total de espécies do bioma, e a Caatinga (366 espécies, ou 18,2%).

Bioma Cerrado O Cerrado

O Bioma Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. São as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

tropical

A geografia de São Paulo é bastante diversa e influenciada por fatores como o relevo e a hidrografia. O clima predominante é o tropical e suas diferentes classificações. A vegetação é basicamente formada pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica.