Qual é o bioma mais conservado do Brasil?

Perguntado por: arodrigues4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Uma boa notícia é que o Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original. Por isso, muitas espécies de animais e de plantas vivem lá, o que é difícil de ver em biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado.

Características da Caatinga
A Caatinga ocupa uma área de 844.453 mil km² e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro, ou seja, é um bioma 100% nacional. Abrange 8 estados do Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Preservação e biodiversidade do Pantanal
O Pantanal é o bioma mais preservado do país. Ele mantém cerca de 84% da sua paisagem original.

Mata Atlântica

O domínio da Mata Atlântica é provavelmente a região com o maior número de unidades de conservação na América Latina, entretanto, esses números grandiosos não são suficientes, visto que o sistema está longe de ser adequado: ainda assim, as áreas protegidas cobrem menos de 2% do bioma, as áreas de proteção integral ...

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

Presente em quase todo o litoral brasileiro, a Mata Atlântica tem a menor cobertura original de vegetação entre todos os biomas brasileiros – cerca de 8%.

Pantanal

O Pantanal foi o bioma que apresentou os menores decréscimos de áreas naturais, tanto em termos absolutos (2.109 km²) quanto percentuais (1,6%). A maior perda percentual ocorreu no Bioma Pampa, onde 16,8% de sua área natural, em 2000, foi convertida em usos antrópicos.

Caatinga

No entanto, a Caatinga é um dos biomas menos estudados e mais ameaçados do Brasil, e o desmatamento já destruiu quase metade de sua cobertura original. Já o Pantanal, também chamado de Reino das Águas, é uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.

Em relação à vegetação, nos Estados Unidos encontramos a tundra, que ocorre na costa do Alaska (desde o norte ao sul e acontece numa estreita faixa próxima da costa); o bosque boreal, que se desenvolve em todo o centro do Alaska; o bosque de coníferas, que se desenvolve por todo o este do Mississipi até a costa, desde ...

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

O solo do Pantanal é extremamente fértil. Sem dúvida, é um dos motivos para a abundância de espécies de plantas existentes por lá. No Pantanal o solo é arenoso e os sedimentos não ficam tão unidos. Ele também é pouco permeável, de forma que a água tem dificuldade de infiltrar à terra, proporcionando os alagamentos.

André concluiu que os serviços ambientais que as funções naturais do Pantanal oferecem – como o controle de alagamento, oferta de água, controle de erosão, formação de solo, produção de alimentos, polinização, entre outros – valem de US$ 8.113 e US$ 17.490 anuais por hectare.

Brasil

A maior floresta equatorial do planeta é a floresta Amazônica, no Brasil, que abrange territórios de estados, como Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia. Além dos estados brasileiros, ela também ocupa algumas áreas da Colômbia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Tundra árticas e alpinas: está localizada entre 55° e 70° de latitude.

Resposta. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, o Pantanal é, em extensão, o menor bioma do Brasil. Ocupa uma área de 150 mil quilômetros quadrados - semelhante à extensão do Ceará - entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, em sua área brasileira e ocupando também parte da Bolívia.

No ranking da destruição por bioma, a Amazônia é a primeira, com 59% do total de desmatamentos registrados no país. Em 2021, foram 9,7 mil km2 de corte desse bioma, 15% a mais do que o verificado no ano anterior. O Cerrado vem na segunda posição, com 30% do total desmatado e uma área de 11,6 mil km2 perdida.

O Brasil lidera o ranking mundial de perda de florestas de 2021, com 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias a menos (40%).

Como a ocupação brasileira ocorreu, de forma inicial, na parte leste do país, a mata foi o primeiro bioma a ser desmatado, o que explica sua baixa área.

É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duas estações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção.