Qual é o bioma de Pernambuco?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Mata Atlântica

Os biomas nos quais o Território da Mata Sul Pernambucana está inserido são a Mata Atlântica, suas formações de restinga, manguezal e praia, e o Bioma Marinho.

Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. É marcada pela ocorrência do clima Semiárido, quente e seco, e também por espécies endêmicas altamente adaptadas à seca. As características da vegetação da Caatinga são explicadas pela alta adaptação das espécies locais ao clima Semiárido.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

  • 9 estados brasileiros. Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais.
  • 800 mil. quilômetros quadrados.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Localizado na região Nordeste do Brasil, esse bioma ocupa uma área de 826.411km2 e apresenta uma flora e fauna rica em endemismo.

bioma Mata Atlântica

A cobertura vegetal recifense integra o bioma Mata Atlântica.

No litoral predomina o tipo climático tropical úmido, quente e úmido; já no interior, o tipo climático presente é o semiárido, quente e seco. As chuvas são sazonais no litoral, muitas vezes formadas por massas de ar frias que conseguem chegar até o território pernambucano, formando chuvas frontais.

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

A vegetação da Caatinga é composta por espécies de plantas de pequeno e médio porte, geralmente de troncos grossos e galhos tortuosos, distribuídas de forma espaçada pelo ambiente. Essas características, assim como a presença de muitos espinhos e poucas folhas, são resultantes do clima seco local.

O clima da caatinga é o tropical semiárido, o que significa que é marcado pelas irregularidades ou escassez das chuvas. Bastante conhecido por seu cenário de solo rachado e cactos, esse bioma brasileiro reúne muita história, cultura, particularidades e algumas curiosidades.

ararinha-azul

Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado. O Brasil comemora, em 27 de maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica, criado por decreto federal, de 21 de setembro de 1999.

  • Amazônia. O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. ...
  • Mata Atlântica. O Bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro. ...
  • Cerrado. O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. ...
  • Caatinga. ...
  • Pampa. ...
  • Pantanal.

bioma Pantanal

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.

Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.

A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares. Esses locais, chamados brejos, possuem uma vegetação mais diversificada e estão localizadas normalmente no sopé de serras e chapadas, onde chove mais. A área da caatinga era menor do que hoje em dia.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste. Apresenta uma grande biodiversidade. A Caatinga concentra-se na Região Nordeste do país, cujo clima é semiárido.

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.

A palavra Cerrado tem origem no Espanhol significando “fechado”. Ela vem tentar traduzir a característica geral do bioma, de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas que ali ocorrem.