Qual é o bicho que solta tinta?

Perguntado por: esilveira7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Polvos são animais peculiares: têm oito braços, mudam de cor, soltam tinta na cara dos predadores e, sem esqueleto, conseguem se enfiar em quase qualquer lugar. Mas isso você já sabia.

Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura.

O polvo vive principalmente no Japão e na Austrália, e produz, por meio de sua saliva, não apenas um tipo de veneno, mas dois! Um desses venenos é feito para pegar as presas, e o outro é a tetrodotoxina que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.

Moluscos que tem a capacidade de soltar tinta preta para fugi dos predadores. São os cefalópodes, moluscos invertebrados que possuem tentáculos e vivem no mar. Os moluscos são seres vivos com tecidos moles, compostos basicamente por água, alguns exemplos são os polvos, as lulas e os mexilhões.

Camaleão

Camaleão
Quando o assunto é disfarce, o camaleão é um dos primeiros animais que vêm à cabeça. Sua capacidade de controlar os pigmentos da pele faz com que seja possível se mimetizar ao ambiente ao seu redor.

Além da natação rápida, os polvos, para fugir de seus predadores, contam com a capacidade de camuflagem e de lançar uma tinta preta na água, confundindo aqueles que pretendem capturá-lo. Os polvos são animais carnívoros, os quais podem se alimentar, por exemplo, de peixes, camarões e lagostas.

A lula possui um corpo alongado em formato de tubo, enquanto o polvo tem um corpo mais arredondado. Os dois têm oito braços, mas só a lula possui um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo.

Na gastronomia, além desse prato clássico espanhol, a tinta de lula – nero di seppia, em italiano – é utilizada para colorizar massas e risotos.

A Tinta de lula destaca-se na alta gastronomia, sendo utilizada para colorir, aromatizar e dar textura em molhos, massas e risotos.

Olha só, a tinta de lula é um líquido que a lula solta no mar pra se proteger de ataques de outros animais marinhos. Por isso, é 100 por cento natural. O uso da tinta em receitas é muito tradicional na Espanha, mas como é tão gostosa e prática, nos últimos anos foi se popularizando por todo o mundo!

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.

Paraponera clavata

Paraponera clavata, chamadas também como formiga-cabo-verde ou tocandira, é uma espécie de formiga conhecida como a mais venenosa do mundo, com a picada podendo causar desmaio em menos de 10 minutos. De acordo com relatos, a dor é semelhante a uma bala de revólver.

Levando diversos destes critérios em conta, selecionamos 8 dos animais mais venenosos do mundo!

  1. Vespa-do-mar. ...
  2. Taipan-do-interior. ...
  3. Polvo-de-anéis-azuis. ...
  4. Aranha-teia-de-funil. ...
  5. Água-viva irukandji. ...
  6. Caracol-de-cone-de-mármore. ...
  7. Peixe-pedra. ...
  8. Cobra-real.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Cuidados para evitar a transmissão do molusco contagioso
Basta cobrir a pele afetada com roupas adequadas ou com bandagem impermeável. Independentemente da idade, deve-se evitar compartilhar banho de piscina e toalha.

Ao se sentir ameaçado, o polvo libera uma tinta, como meio de defesa; além de poder se camuflar, mudando a cor visível e a sombra de sua pele.

O vírus que causa molusco é contagioso. O vírus se espalha pelo contato direto com a pele (por exemplo, numa luta livre) ou objetos, como toalhas ou esponjas, que foram tocados por uma pessoa infectada. O vírus também pode se espalhar na água, como em piscinas, banhos ou saunas. Essa infecção é comum entre as crianças.

O bicho-pau é um animal que exerce muito bem a camuflagem. Graças à capacidade de camuflagem, alguns organismos se tornam praticamente invisíveis no ambiente em que vivem.

O pangolim é um animal extremamente peculiar e facilmente reconhecível. À primeira vista ele lembra muito um tatu, e pode até nos confundir.

O gato se escondendo é um comportamento típico da espécie, e que às vezes pode causar até certa preocupação. Existem vários relatos de tutores que “perderam” o próprio animal dentro de casa porque o pet simplesmente resolveu explorar algum lugar extremamente inusitado e sumiu de vista.