Qual é o benefício da bupropiona?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Afinal, a bupropiona atua nos receptores de dopamina, justamente o neurotransmissor liberado quando seu fuma. Nesse sentido, a bupropiona ajuda na ansiedade, pois a dopamina aumentada no cérebro pode sim causar a sensação de bem estar, o que reduziria a ansiedade para fumar.

Bup® (cloridrato de bupropiona) pode causar convulsões em aproximadamente 1 de 1000 pessoas. Os sintomas do ataque epilético incluem convulsões e perda de consciência.

A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno.

Estudos mostram que a perda de peso total com o tratamento varia entre 0 e 2,5 kg.

A recomendação em bula do Contrave® 8 mg/90 mg (cloridrato de naltrexona 8 mg e cloridrato de bupropiona 90 mg) e avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar com a dose de 1 comprimido pela manhã, com ajustes semanais até a dose máxima de 4 comprimidos ao dia.

Bupropiona e naltrexona: Como funciona? Se tomados separadamente, os dois compostos têm pouco efeito sobre o peso corporal — apontam algumas pesquisas iniciais. Mas, quando combinados (e na dose máxima permitida), eles ajudam a eliminar até 7% da gordura corporal, de acordo com outros estudos feitos.

Bupropiona também pode ser usada no tratamento da ansiedade porém é pouco indicada para ansiedade pois pode cursar com sintomas ansiosos como agitação e inquietude em alguns pacientes. Porém sempre é importante consultar um profissional para avaliar cada caso.

Pode-se dizer que a nicotina aumenta a liberação da dopamina nos neurônios pós-sinápticos, resultando em dependência, sendo assim, a bupropiona age na inibição da recaptação da dopamina e adrenalina, reduzindo os sintomas da retirada do tabaco e o desejo de fumar. Palavras-chave: Bupropiona, tabagismo.

Você deve estabelecer uma data para parar de fumar durante a segunda semana após o início do tratamento. Isso porque o medicamento demora aproximadamente uma semana para atingir os níveis necessários no seu corpo e, então, começar a fazer efeito.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Embora a prescrição de antidepressivos para tratar a obesidade seja considerada adequada por especialistas em alguns casos, pacientes relatam insegurança e falta de informação quanto ao uso dos medicamentos. Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.

Bebidas alcoólicas
Algumas pessoas podem se sentir mais sensíveis ao álcool enquanto usam Bup® (cloridrato de bupropiona). Seu médico pode sugerir que você não beba (cerveja, vinho ou destilados), enquanto estiver sob tratamento com Bup® (cloridrato de bupropiona), ou que beba muito pouco.

Contraindicações Não use cloridrato de bupropiona se você: - é alérgico ao cloridrato de bupropiona, à bupropiona ou a qualquer outro componente do medicamento; - está tomando outros medicamentos que contenham bupropiona; - tem menos de 18 anos; - recebeu diagnóstico de epilepsia ou outros transtornos convulsivos; - ...

Distúrbios do sono
O efeito colateral mais comum em pessoas que usam cloridrato de bupropiona é a dificuldade de dormir. Se você achar que seu sono está perturbado, tente não tomar cloridrato de bupropiona perto da hora de dormir.

Cada um faz parte de uma categoria distinta, como resume a especialista: “A bupropiona pertence ao grupo dos Inibidores da Recaptação de Noradrenalina- Dopamina (IRND). Já a fluoxetina [Prozac] integra o grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS). Agem sobre neurotransmissores diferentes.”

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...