Qual é o banco mais seguro do Brasil?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Algumas revistas do setor trazem pesquisas que põem em evidencia os bancos mais confiáveis e dentre eles encontram-se o Santander Brasil, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil que lideram o ranking na América Latina.

No ranking anual dos melhores bancos do mundo, elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, estão listadas 415 instituições. Entre elas, dez são brasileiras, com o Sofisa como o banco nacional mais bem colocado, seguido pelo Nubank e pelo Sicoob.

C6 Bank lidera ranking de reclamações do Banco Central, enquanto Nubank tem o menor número de queixas; veja outros bancos e fintechs no ranking. O C6 Bank terminou o terceiro trimestre na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil.

O Banco Sofisa lidera o ranking nacional, seguido pelo Nubank, pelo Sicoob, pelo Banco Inter e pelo PagBank. Depois do Banrisul, completam a lista o C6 Bank, o Banco Safra, o Santander e a Caixa Econômica.

Quando um banco quebra, ele aciona o FGC. Com isso, você recebe, no máximo, 250 mil do valor total investido. Sendo assim, caso você tenha em conta mais do que esse limite, infelizmente você vai perder dinheiro.

Além da garantia da solidez do Bradesco, saldos de até 250 mil são garantidos pelo FGC - Fundo Garantidor de Créditos.

A excelência dos executivos do Itaú Unibanco pode ser comprovada pelo desempenho dos fundos no ranking dos 350 melhores fundos de investimento do país. O Itaú conseguiu colocar cinco fundos de ações entre os melhores da categoria num ano em que a bolsa de valores registrou um intenso sobe e desce.

Qual banco está rendendo mais em 2023? Atualmente, a conta que mais rende é a do C6 Bank e PicPay, que pagam acima de 102% do CDI. Mas, se você pretende investir até R$ 500, a melhor opção será o 99Pay, que paga 220% do CDI.

O Banco do Brasil encabeça o ranking, figurando como parte em 969 processos no TST. Em relação aos bancos, o TST levou em conta na estatística as incorporações de outras instituições bancárias.

Os bancos C6 Bank, BTG Pactual/Pan e Inter lideram o ranking de reclamações de clientes do levantamento realizado pelo Banco Central para o 1º trimestre de 2022.

A carteira do Bradesco está mais voltada para pessoas físicas (PF) e pequenas e médias empresas, com índices de inadimplência baixo. Já o Banco do Brasil possui uma carteira de “melhor qualidade”, com grande exposição ao crédito para o agronegócio, que possui inadimplência baixa.

No total, 415 bancos fazem parte do ranking e entre eles estão dez instituições brasileiras. O Banco Sofisa conquistou o primeiro lugar na lista nacional, seguido pelo Nubank e pelo Sicoob.

Segundo os representantes do banco, as notícias não são verdadeiras. E esclareceram o que é fato: informaram que o banco estuda um novo modelo de agência para 2021.

Pelo lado corporativo, o Bradesco observa que os principais riscos para o setor bancário estão no eventual fim dos juros sobre capital próprio e em algum tipo de tributação de dividendos, com um impacto estimado em 44% do valor de mercado das empresas.