Qual é o balé de Natal mais famoso de todos os tempos?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Tudo sobre O Quebra Nozes – The Nutcracker – O espetáculo de Ballet MAIS AMADO DO NATAL! O Quebra-Nozes é um dos Ballets que Tchaikovsky compôs (foram 3, oficialmente). Estreou em 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, capital da Rússia .

ballet de Bolshoi

Se você faz parte ou ama o mundo da dança, provavelmente já ouviu falar sobre o ballet de Bolshoi, mas você conhece a história riquíssima e toda trajetória por trás desse grupo russo que se tornou um ícone?

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida é um dos balés mais respeitados e produzidos da História da Dança, considerado a obra prima clássica idealizada e coreografada por Marius Petipa, com música de Piotr Ilyitch Tchaikovsky. Tudo nele é grandioso, da música ao cenário e figurinos à dança.

Paris Opera Ballet

- Companhia de ballet mais prestigiada no mundo é a Paris Opera Ballet. Foi originada na França em 1661 pelo rei Luís XIV e era conhecida como Académie Royale de Danse ou Royal Academy of Dance.

Nesta época, espetáculos eram organizados com banquetes, dança e drama, como foi o caso do ambicioso “Le ballet Comique de la Reine” (Balé Cômico da Rainha), organizado pela Rainha italiana Catarina de Médici em 15 de outubro de 1581 e considerado oficialmente como o primeiro balé.

1- Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Uma das companhias de ballet mais tradicionais do Brasil que faz parte da programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentando-se principalmente do lado da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro.

1. Royal Ballet School. Anye Linden, Beryl Grey, Margot Fonteyn e Lunn Seymour são três dos grandes talentos forjados na Royal Ballet School. Sediada em Londres, essa instituição nasceu em 1926, criada por Dame Ninette de Valois.

Vamos conhecer um pouco mais dessa história. O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. O termo italiano balletto, que significa “dancinha, bailinho” deu origem a palavra francesa ballet.

Itália

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.

Balé vem justamente da palavra italiana ballare, que significa dançar. Mas foi na França, a partir do século 16, que de fato se desenvolveu. Quando a italiana Catarina de Médici casou com o rei francês Henrique II, levou a ideia dos espetáculos para a nova corte.

O ballet surgiu no século XV, mas as variações de repertório só foram montadas e encenadas durante o século XIX. O coreógrafo Jean George Noverre é considerado o criador da modalidade, por ter revolucionado os tradicionais espetáculos, tirando as recitações de poesia e substituindo com a dança.

Apesar de novas variações do ballet terem surgido com o passar dos anos, essa expressão artística ainda tem muita força e é reconhecida em duas grandes vertentes: o ballet clássico e o ballet contemporâneo.

Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

O que é pirueta? A pirueta de ballet é a volta completa do corpo da dançarina em apenas um pé de apoio, o qual vai estar na ponta ou meia-ponta.

O fouetté é sem dúvida o giro mais difícil do ballet! Além de envolver uma série de movimentos coordenados, que devem ser feitos ao mesmo tempo, exige muita resistência da bailarina.

Um iniciante no Royal ganha em torno de 27 mil libras por ano, cerca de 2.250 libras por mês.

Com o casamento da princesa italiana Catarina di Medici (1519-1589) com o rei francês Henrique II, o centro cultural europeu passou a ser a França, e o país se tornou o epicentro do ballet no mundo, sempre associado à corte.