Qual é o bairro mais perigoso do Brasil?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Jardim São Luís

Com o passar do tempo, o Jardim São Luís cresceu e os problemas sociais também, tanto que já foi considerado o bairro mais violento do mundo.

Violência a nível de Brasil
Além da Bahia, outros três estados brasileiros registraram mais de três mil mortes no último ano: Pernambuco (3.420), também no Nordeste, São Paulo (3.316) e Rio de Janeiro (3.141), ambos no Sudeste brasileiro.

Quando falamos em rankings específicos de segurança pública, considerando os baixos índices de homicídios e mortes no trânsito, São Paulo, em SP, se destaca em primeiro lugar. Em seguida aparecem, respectivamente, Santos e Mauá, ambos municípios também paulistas.

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Itaim Bibi

Itaim Bibi
Em São Paulo, a média do preço do metro quadrado em 2021 é de R$ 9.366, de acordo com o índice recente do mercado imobiliário. Porém, o bairro Itaim Bibi é um dos mais caros da cidade, chegando a mais de R$ 16 mil o metro quadrado.

Quais são os bairros mais seguros de SP?

  • Perdizes. Perdizes é um bairro tradicional e bastante valorizado na Zona Oeste, com um entorno repleto de infraestrutura. ...
  • Moema. A região de Moema tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. ...
  • Brooklin. ...
  • Lapa. ...
  • Mooca.

São Paulo

São Paulo. Uma das maiores cidades do mundo é também uma das capitais mais seguras para morar no Brasil. Mesmo com todos os problemas, São Paulo garante segurança aos moradores.

Afeganistão

O país mais perigoso do mundo é atualmente o o Afeganistão, seguido pelo o Iêmen e pela a Síria. Isto foi determinado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP) da Universidade de Sydney para o ano de 2022.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

Evite visitar de carro
Nós não recomendamos que você visite a favela em carros particulares. As pessoas que vivem lá não conhecerão o seu carro, e podem sentir-se ameaçadas. Como algumas favelas ainda tem certa violência, especialmente nos últimos meses, isso é especialmente importante para a sua segurança.

Nem está cumprindo pena no Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.